O Google Maps vai começar a sugerir rotas que combinam o uso de transporte público com aplicativos de mobilidade, como Uber, Cabify e 99, para o usuário chegar ao seu destino.
Os novos trajetos apresentados pela ferramenta permitem visualizar os melhores caminhos, podendo utilizar ônibus, metrô e os aplicativos em uma mesma viagem. A funcionalidade será implementada em celulares Android e iPhone (iOS) durante as próximas semanas em 30 países, incluindo o Brasil.
Para acessar as sugestões, o usuário deverá inserir seu destino, escolher a opção "Rotas" e selecionar a aba de "Transporte público". Então, o aplicativo mostrará as sugestões mais convenientes para o trajeto, mesclando os diferentes veículos. Serão exibidas todas as informações de cada meio de transporte, como o tempo de espera, ruas que serão percorridas, o custo das viagens e informações do trânsito.
Bikes e outras viagens
O novo recurso é útil para saber, por exemplo, se é mais vantajoso pedir um Uber para chegar a uma estação de trem, em vez de ir caminhando, ou usar a bicicleta para chegar até um ponto de ônibus e apanhar seu coletivo. Segundo o Google, a iniciativa foi pensada para facilitar os percursos iniciais e finais de cada viagem.
Caso o usuário opte por utilizar um aplicativo de transporte em uma viagem híbrida, poderá escolher o tipo da corrida, se econômica ou compartilhada, assim como também poderá visualizar os valores dentro do próprio Maps antes de solicitar o carro. No Brasil, já é possível solicitar um Uber ou 99 pelo Google Maps.
O Google Maps também incluirá a opção de transporte via bicicleta nesses trajetos multimodais. No entanto, mesmo mostrando onde alugar uma bike no mapa, a empresa afirmou à reportagem do site que o recurso de rotas compartilhadas com opção sobre duas rodas ainda não tem previsão de ser lançado no Brasil.
Para conferir mais informações sobre esta atualização, acesse o blog oficial da Google.
Leia também:
Vá de carona, com aplicativo, e economize
Projeto de lei obriga municípios a criarem apps de transporte público
A dura rotina dos entregadores de aplicativos pelas ruas de SP
Justiça nega suspensão de aplicativo de fretamento de ônibus
Uber expande serviço para o transporte público de Londres