Passageiros que utilizam o bicicletário do Terminal Pq. Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, contam a partir de hoje (26) com um sistema de controle de acesso, recurso adotado pela SPTrans para aumentar a segurança aos usuários. O local conta com 148 vagas e funcionará 24 horas por dia, mesmo horário de operação do Terminal Parque Dom Pedro II. O endereço é Av. do Exterior, s/n, Sé.
Outros terminais
Desde 2017, quando foi iniciada, a medida de segurança já foi implantada em outros dez terminais, totalizando quase mil vagas fechadas para bicicletas: Amaral Gurgel (41), Tiradentes (148), Campo Limpo (64), Sacomã (146) Pinheiros (34), Princesa Isabel (66) , Lapa (74), Pirituba (156), Guarapiranga (24), João Dias (72).
Cadastro
Para deixar a bicicleta em um dos bicicletários é necessário fazer um cadastro, informar nome completo, telefone, endereço e e-mail, apresentar um documento com foto e levar cadeado próprio. Quando chegar, o ciclista receberá dois cartões de identificação: um para identificar a bicicleta pelo tempo em que estiver no terminal e outro que deve ser guardado pelo usuário. As bicicletas são alocadas e retiradas apenas pelo controlador de acesso, não sendo permitido o acesso de terceiros ao local. Na hora da retirada, basta apresentar seu cartão e um documento com foto. Por questões de segurança e falta de espaço, mochilas e baús não poderão ser guardados no bicicletário.
Leia também:
Em Brasília, bicicletário da Rodoviária está desativado
Bicicletário da Praça Araribóia: um caso de sucesso em Niterói
Maastricht, na Holanda, ganha novo bicicletário subterrâneo
Ciclista deverá fazer cadastro para estacionar bike nos terminais de transportes