Ciclovia da Paulista faz quatro anos

Há pouco a comemorar no Dia do Ciclista. Mas vamos lembrar que a Ciclovia da Paulista, em São Paulo, está fazendo quatro anos de bons serviços

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro / Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de agosto de 2019

Ciclovia da Paulista em 2015

Ciclovia da Paulista em 2015, ainda antes da inauguração

créditos: Tatiana Santiago/G1

Hoje, como todos já sabem, é o Dia Nacional do Ciclista. A data foi criada pela lei 13.508/2017 e o dia foi escolhido como uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, o autor da lei, deputado Lúcio Vale,  relembrou "a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres". O deputado também ressaltou que a data foi proposta pelos pais de Davison, criadores da ONG Rodas da Paz, na luta contra a violência no trânsito.


Também nesta semana, exatamente no dia 23 de agosto, a ciclovia da avenida Paulista completa quatro anos. Plana, passando exatamente no ponto mais alto do chamado Espigão, a famosa avenida é uma rota natural para caminhar e pedalar, sem exigir grande esforço das pessoas. Uma curiosidade: em 1891, quando a avenida Paulista foi inaugurada, a nova via teve seu fluxo organizado em três partes: um lado para cavalos, outro para bondes de tração animal e a área central para carroças, carruagens e bicicletas.

 

Tela de Jules Martin mostra a inauguração da famosa avenida/Foto: José Rosael/Museu Paulista USP

 

Mas, com crescimento do tráfego motorizado, circular de bicicleta por ali passou a ser tarefa arriscada, para valentes. E a instalação de uma ciclovia era um tabu para as autoridades. Planos foram feitos, várias manifestações de ciclistas foram realizadas, e nesse meio tempo infelizmente algumas pessoas queridas perderam suas vidas naquela área simbólica da cidade.

 

Depois de inaugurada em agosto de 2015, a ciclovia logo se mostrou uma infraestrutura fundamental e até se tornou uma atração turística para visitantes de todo o país. O Brasil precisa estruturar urgentemente uma rede urbana de ciclovias como forma de reduzir congestionamentos, ruído urbano e a poluição atmosférica nas cidades. E o mais importante: ciclovias salvam vidas.

 

Ouça o Boletim Mobilize, que foi ao ar hoje, 19 de agosto

 

Leia também:
Ciclovia da avenida Paulista vai completar 4 anos
Sete mitos sobre ciclovias (e qual é a verdade)
Suspensão de ciclovia gera polêmica em Vitória (ES)
Beijing, na China, inaugura sua primeira ciclovia


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário