Nesta segunda-feira (19), quando se comemora o Dia Nacional dos Ciclistas, os grupos de ativistas da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo) e do Pernambuco Bike Anjo vão oferecer um café da manhã para inaugurar a ciclovia Graça Araújo e marcar a data.
Além do café oferecido a quem usa a bicicleta como meio de transporte, os grupos vão realizar uma vistoria técnica para conferir a nova ciclovia, que será inaugurada um dia antes, no domingo, na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, área central do Recife.
Além de comemorar a implantação de mais uma estrutura central do Plano Diretor Cicloviário, a ação quer dar mais visibilidade às pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte em dias da semana, e não apenas como lazer aos domingos.
Mesmo comemorando esta inauguração, os grupos de ciclistas cobram que a Prefeitura do Recife e o governo do estado não realizaram nem 20% do prometido pelo PDC, após cinco anos de lançamento do plano.
O evento na nova ciclovia começa às 6h com um café de integração, seguido de uma solenidade para o corte da faixa inaugural e, por fim, uma visita técnica para checar as condições da estrutura, informa a Ameciclo e o Bike Anjo.
Nova ciclovia
A ciclovia Graça Araújo tem 2,8 km de extensão, com início na Rua dos Palmares, seguindo até a Rua da Aurora. A estrutura será interligada com a Camilo Simões e vai complementar a malha cicloviária da Região Metropolitana do Recife. Com esta inauguração, a estrutura cicloviária na capital pernambucana chega a 84,5 km de extensão.
A rota presta homenagem à jornalista Graça Araújo, que morreu em setembro do ano passado.
Serviço
Café de inauguração da Ciclovia Graça Araújo, no Recife
Quando: 19 de agosto, às 6h
Local: Rua dos Palmares, esquina com 13 de Maio
Realização: Ameciclo e Pernambuco Bike Anjo
Leia também:
Sai Yellow, entra Serttel, com bikes e patinetes elétricos no Recife
Livros sobre bicicleta são doados a escolas públicas do Recife
Ciclista é excluído em obra de requalificação no centro do Recife
Ciclistas do Recife "descomemoram" atraso do plano cicloviário
Ciclistas do Recife ganham aplicativo colaborativo de rotas seguras