Usuários de e-bikes fazem mais exercício, conclui pesquisa europeia

Estudo revela que usar a bicicleta elétrica pode mesmo servir como uma boa forma de fazer exercício. O segredo está no tempo de uso semanal, concluíram os pesquisadores

Notícias
 

Fonte: Science Direct/Edição Mobilize Brasil  |  Autor: Vários autores*  |  Postado em: 15 de agosto de 2019

Ciclista pedala e-bike no Rio de Janeiro

Ciclista pedala e-bike no Rio de Janeiro

créditos: Para quem pedala/Reprodução


As bicicletas elétricas possuem benefícios inegáveis e permitem que os seus usuários se desloquem com menor esforço, especialmente em áreas com muitas subidas. O fato de receberem uma ajuda extra é o que faz com que muitos achem que o uso dessas bicicletas esteja longe de alcançar resultados semelhantes aos da prática esportiva sem a tal ajuda, no modelo tradicional. 

 

Mas, de acordo com o estudo divulgado pelo site Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, os "ciclistas eletrificados" acabam fazendo mais exercícios do que seus colegas mais tradicionalistas.

 

A explicação está no tempo gasto em cima de bicicleta, concluíram os pesquisadores. A quantidade de energia gasta ao usar bicicletas tradicionais é maior, portanto, há a sensação de maior esforço realizado com a atividade. Mas em compensação, o tempo de exercício ao utilizar uma bicicleta elétrica costuma ser muito maior. Ou seja, um ciclista pedala menos horas semanais com uma bicicleta tradicional, por isso, verificou-se que a soma de horas feitas com a bicicleta elétrica excede aquela geralmente obtida quando uma bicicleta tradicional é usada. A intensidade é menor, mas o tempo de exercício é bem maior concluíram os pesquisadores.

 

O estudo entrevistou 10 mil ciclistas em sete cidades da Europa. Os níveis de atividade física, medidos em minutos da Tarefa Equivalente Metabólica por semana (MET min/semana), foram semelhantes entre e-bikers e ciclistas comuns (4463 vs. 4085). Mas os e-bikers relataram distâncias de viagens diárias significativamente mais longas em comparação com os usuários de bicicletas comuns. A pesquisa também mostrou que as pessoas que trocaram seus carros ou o transporte público por e-bikes ganharam cerca de 550 e 800 MET min / semana, respectivamente.

 

Leia (em inglês) o estudo "Physical activity of electric bicycle users compared to conventional bicycle users and non-cyclists: Insights based on health and transport data from an online survey in seven european cities"

 
*Autores do artigo: Alberto Castro, Mailin Gaupp-Berghausenb, EviDonsc, Arnout Standaertc, Michelle Laeremansc, Anna Clarke, EstherAnaya-Boigf, TomCole-Hunterg, Ione Avila-Palenciag, David Rojas-Ruedag, Mark Nieuwenhuijseng, Regine Gerikeh, LucIntPanisc, Audrey de Nazellef, Christian Brandi, Elisabeth Raserb, Sonja Kahlmeiera, Thomas Götschi


Leia também:
Pedalar e-bikes também é bom para a saúde
Porto Alegre ganha serviço de aluguel de bicicleta elétrica
Dublin planeja trocar carros por bicicletas elétricas

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário