A cidade histórica de Caen, no norte da França, está trocando seu sistema de Veículo Leves Sobre Pneus (VLP) por um sistema de bondes modernos, os VLTs. Ao todo, a troca envolve uma rede de três linhas e 16,2 km de extensão.
O motivo é que o sistema anterior apresentava problemas desde que entrou em operação, em novembro de 2002, situação que não foi resolvida até ser interrompido, no final de 2017.
Um ano antes, em 2016, a municipalidade fechou um contrato de 52 milhões de euros com a Alstom para fornecer 23 VLTs (Citadis 305) de piso baixo. Com 33 m de comprimento, as novas composições têm capacidade para acomodar 210 passageiros.
A maior vantagem é que nova rede terá capacidade para 64 mil passageiros por dia, bem mais que os 42 mil transportados no sistema VLP.
Os bondes fazem parte da rede de transporte público Twisto de Caen, que também engloba ônibus, compartilhamento de bicicletas e trânsito para pessoas com mobilidade reduzida. A rede é operada pela Keolis sob um contrato de seis anos, que começou em janeiro de 2018.
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