Entre 7 de março e 12 de abril de 2019 usuários de bicicletas e patinetes da marca Yellow foram convidados a participar de sua primeira pesquisa de caracterização com perguntas de múltipla escolha sobre o perfil dos usuários, das viagens, migração e integração modais, e percepção de segurança.
Segundo o estudo, 2/3 dos usuários são homens. Mas, conforme o texto de divulgação, há uma tendência de maior equilíbrio entre os gêneros se os números são comparados com a contagem realizada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) na avenida Faria Lima em dezembro de 2018. Nos finais de semana, a proporção de mulheres aumenta ainda mais, cerca de 33% e 28%, para bicicletas e patinetes respectivamente.
Para o cálculo das idades, a pesquisa adotou as informações indicadas pelos usuários no momento de sua inscrição ao sistema de bicicletas/patinetes compartilhados. Em maio de 2019, cerca de 55% dos ciclistas e 45% dos patinetistas têm idade até 30 anos, e mais de 70% têm entre 21 e 40 anos.
O trabalho revela que boa parte das viagens conectam estações de trens e metrô a locais de trabalho e de estudo. E mostra que a maioria dos clientes deixou de caminhar e de usar carros próprios ou de apps para usar bicicletas e patinetes.
Ao todo foram recebidas 3.274 respostas de usuários de bicicleta e 4.302 respostas de usuários de patinete, utilizando uma amostra proporcional entre os dois modos de transporte e por subárea do perímetro total de atuação da Yellow na cidade.
Para ler e ver mais, acesse o trabalho completo da Grow, que foi produzido por André Kwak, Luiz M. T. Alves e Renata Greco.
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