A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (19) a Conferência de Mobilidade Urbana Saudável.
O evento, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB), vai discutir o impacto da mobilidade cotidiana na saúde e no bem-estar social, o planejamento participativo de mobilidade com diferentes comunidades e o desenvolvimento de práticas e soluções para mobilidade urbana saudável.
O encontro atende requerimento do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR). Segundo ele, com o advento do Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), o debate se aprofundou com o incremento dos esforços para compreender como o ambiente urbano pode beneficiar a saúde e o bem-estar da população.
“De acordo com especialistas, um projeto urbano que propicie a caminhada ou o ciclismo nos deslocamentos diários ajuda a promover a atividade física moderada, a retardar o envelhecimento biológico e a evitar as doenças relacionadas ao sedentarismo e à obesidade”, observou Fruet.
A programação completa do evento, bem como a lista de convidados e a inscrição podem ser encontrados aqui.
Serviço
A conferência começa às 8 horas, no auditório do Centro de Formação (Cefor), localizado no Complexo Avançado (garagem da Câmara dos Deputados).
Leia também:
Catraca nos ônibus é barreira à cidadania
Projeto de lei obriga municípios a criarem apps de transporte público
Uso de cadeirinha no carro reduz as mortes em 60%, afirma OMS
Campanha quer colocar a mobilidade ativa na pauta das eleições
Caminhada em 2019 – por uma cidade humanizada
Congresso vai debater a "segurança para a mobilidade ativa"