Metrô e CPTM batem recorde de falhas em SP

Número de problemas entre janeiro e abril é maior do que o pico de 2011. Falhas em trens, obstrução das vias e falta de energia são as principais causas

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Fonte: Mobilize Brasil/SP1  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de junho de 2019

Maior número de panes nos trens este ano desde 201

Maior número de panes nos trens este ano desde 2011

créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/EBC


Hoje (4), ao voltar do almoço, ficamos alguns minutos presos em um trem do metrô na estação Tiradentes (Linha 1 Azul). Pelo sistema de alto-falantes o operador avisou que havia uma falha no trem. Após uns dez minutos, a composição foi liberada. Semana passada, na mesma Linha 1 Azul, estávamos em outro trem que sofreu pane na estação Luz, o que nos obrigou a desembarcar e seguir viagem em outra composição.

 

Falhas no sistema de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo já se tornaram rotineiras no dia-a-dia de quem circula de trem ou metrô. Há até boletins diários nas rádios locais informando sobre os problemas em cada trecho, especialmente nos picos da manhã e final da tarde. 

 

Hoje o SP1 (Rede Globo) divulgou a informação de que entre os meses de janeiro e abril foram 52 panes no sistema ferroviário paulistano, o maior número de panes desde 2011. Esse número computa apenas as falhas de maior duração, aquelas que acabam afetando todo o sistema: são problemas com portas, objetos, pessoas e até alguns animais domésticos nos trilhos, e falhas mais graves, que envolvem, por exemplo, o corte de energia.

 

Há também problemas de limpeza nos trens e estações, ocupação de estações por moradores de rua e até por vendedores ambulantes, que apregoam produtos nas composições e, em alguns momentos, chegam a montar suas bancas inclusive no interior das estações.

 

A Companhia do Metropolitano está comemorando 50 anos de existência e a Linha 1 Azul  - a mais antiga  - já tem 45 anos de operação. Parte dessa história pode ser visitada na exposição Estação Memória, na Sé. Merece ser visitada como referência para os futuros projetos de trilhos urbanos.

 

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