São famosas as fotos das cidades chinesas com suas ruas repletas de bicicletas de todos os tipos, carregando velhos, crianças, homens, mulheres e cargas, muitas cargas. Pois somente agora a capital chinesa ganhou uma ciclovia. Beijing inaugurou hoje (31) sua primeira faixa exclusiva de bicicleta.
A obra, com 6,5 km de extensão e um trecho elevado de 2,7 km, visa a facilitar o tráfego das 11.600 pessoas que circulam diariamente entre Huilongguan - uma comunidade densamente povoada - e Shangdi, onde estão instaladas várias empresas de alta tecnologia. São três pistas, uma delas reversível para suportar os picos de movimento nos horários de entrada e saída dos trabalhadores.
A Comissão Municipal de Transportes de Beijing definiu a velocidade máxima de 15 km/h na ciclovia e estabeleceu que pedestres, bicicletas elétricas e outros veículos são proibidos de entrar via. Há também um limite de altura e largura para o transporte de cargas nas bicicletas, porque na China é comum o transporte de enormes volumes em bikes de carga.
Leia também:
Primeira ciclovia elevada da China é inaugurada em Xiamen
China projeta cidade do futuro. Sem carros.
Shangai tem 588 km de metrô e vai ter mais de 1.000 km até 2025
Shenzhen, na China, a 1ª cidade a ter 100% dos ônibus e táxis elétricos