Nesta terça-feira (29), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a construção de uma linha de monotrilho para interligar a estação Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM aos três terminais de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A previsão é de que a obra do monotrilho esteja pronta para operação em maio de 2021.
Na execução, a concessionária GRU Airport investirá R$ 175 milhões, valor que será descontado da outorga anual que o governo do estado paga à União. As obras devem começar em setembro próximo e durar 18 meses. O custo da operação, entre R$ 60 e R$ 70 milhões anuais, também sairá descontado da outorga.
Atualmente, a Linha 13-Jade da CPTM disponibiliza linhas que levam os passageiros até a estação Aeroporto de Guarulhos e, de lá, é necessário pegar um ônibus gratuito até os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, onde é possível embarcar ou desembarcar. Também há a linha Expresso Aeroporto que sai da estação da Luz e que recentemente passou a circular também aos finais de semana.
Essa ligação era, desde ao menos 2012, uma promessa entre o governo estadual e a concessionária GRU Airport. Hoje a estação mais próxima do aeroporto fica do outro lado da rodovia Helio Smidt e exige que os passageiros atravessem uma passarela e peguem um ônibus até os terminais do aeroporto.
Traçado do futuro monotrilho Imagem: Governo do Estado de São Paulo
Pelo novo sistema, o passageiro atravessará a passarela já existente e embarcará em um monotrilho leve (automated people mover). O veículo terá três paradas, uma em cada um dos terminais do aeroporto. A linha terá a extensão de 2,6 km e funcionará com duas composições de três carros, permitindo o transporte de até 2 mil passageiros por hora em cada sentido, segundo informações do governo do estado.
Trens exclusivos na Linha 13-Jade
Com dois meses de atraso, deverá ser entregue em agosto o primeiro trem da Série 2500, em produção na China para operar na Linha 13-Jade da CPTM. O anúncio foi feito hoje (29) pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante a coletiva que tratou do futuro monotrilho até o aeroporto.
A fabricante chinesa CRRC Qingdao Sifang trabalha na fabricação de oito unidades deste trem que será usado exclusivamente na Linha 13. Todos os vagões contarão com diferenciais como os bagageiros acima dos assentos e próximos às passagens entre os vagões.
Projeção do interior do trem encomendado para a Linha 13 da CPTM
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