O Atlas da Expansão Urbana é uma ferramenta digital que oferece dados (em inglês) sobre a expansão territorial das cidades entre o final do século 19 e início do século 21. O sistema integra o Programa Global de Monitoramento da Expansão Urbana e está sendo desenvolvido pela ONU-Habitat em conjunto com a Universidade de Nova York e o Instituto Lincoln de Políticas do Solo. A pesquisa considera as áreas metropolitanas das 4.245 cidades com mais de 100 mil habitantes e que abrigavam em 2010 cerca de 70% dos habitantes de todo o mundo. Contém dados como a população, densidade, área ocupada pelo sistema viário e largura média das vias urbanas.
Há também dados históricos de trinta cidades, entre elas as latinoamericanas São Paulo, Cochabamba, Bogotá, Buenos Aires e Santiago, com curiosos mapas animados, que mostram a evolução da expansão urbana dessas localidades. Além de São Paulo, oito cidades brasileiras aparecem na análise: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Ilhéus, Jequié, Palmas e Ribeirão Preto.
As animações mostram claramente que a expansão territorial das cidades coincide com a oferta de transporte, em especial o uso do automóvel, a partir dos anos 1940 nos Estados Unidos, e nos anos 1950 e 1960 no resto do mundo.
Veja mais em http://atlasofurbanexpansion.org/
Leia também:
Três propostas para evitar o "inchaço" urbano
Nova York estuda pedágio urbano para financiar metrô
A mobilidade como reinvenção das cidades mais antigas do Brasil