A mais recente versão de um possível táxi voador já chegou aos céus. O primeiro voo aconteceu no dia 4 de maio em Munique, na Alemanha. O protótipo Lilium Jet, nome da startup que o concebeu, tem um sistema de decolagem e pouso vertical e é movido por uma série de motores elétricos. São 36 ventiladores com dutos elétricos: dentro de cada um um pequeno rotor suga o ar pela frente e o lança para fora a velocidades mais altas, de forma semelhante às turbinas .
Embora a Lilium diga que seu "carro voador" de cinco lugares pode voar a 186 km/h, seu primeiro voo foi modesto, como ocorre na maioria dos testes de aeronaves. Operado por controle remoto, ele decolou, pairou alguns metros acima do solo e aterrissou. Isso depois de vários meses de testes em solo.
Nas decolagens, as "turbinas" são dirigidas para baixo até que a aeronave atinja a altitude desejada. A partir daí, um mecanismo altera os motores para a posição horizontal, permitindo o voo com apenas 10% da energia de decolagem, segundo informações da Lilium.
O desafio, agora, é ampliar os testes e conseguir as certificações que permitirão o uso comercial do aparelho. Se tudo der certo, as operações devem ser iniciadas por volta de 2025, disse o CEO da Lilium, Daniel Wiegand.
A ideia pode ser interessante para substituir os pequenos aerotáxis movidos a gasolina e querosene. Mas, não parece ser uma boa ideia para a mobilidade urbana. Vocês já imaginaram os céus das cidades cheios de geringonças voadoras?
Professor Pardal (Gearloose) e seu auxiliar Lampadinha nos céus em desenho de Carl Barks Reprodução Disney
Leia mais no site da revista Wired (em inglês).
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