A cidade de Lodz, a terceira maior da Polônia e importante centro industrial, está modernizando sua frota do transporte público com novos ônibus movidos a energia solar. O governo local adquiriu 49 ônibus do modelo Solaris Urbino, com piso baixo, ar-condicionado e leitor eletrônico de bilhetes, que nas próximas semanas já estarão circulando pelas ruas da cidade.
Os novos veículos são parte do esforço do país em migrar para um sistema de transporte mais sustentável, com uso de energias renováveis. Até o momento, metade da frota sustentável já foi entregue, sendo que o restante é esperado para entrar em operação até 3 de junho.
São ônibus modelo articulados, para até 135 passageiros, e também veículos convencionais, com capacidade para transportar 85 pessoas. Os painéis fotovoltaicos instalados no teto dos veículos alimentam todos os dispositivos de eletricidade, inclusive os leitores de bilhetes.
A entrada dos novos veículos na cidade faz parte de um contrato de dez anos firmado entre a prefeitura e a empresa Solaris.
Leia também:
Emilia 4, o carro italiano movido 100% a energia solar
Metrô chileno vai operar com 60% de energia eólica e solar
Ciclovia na Polônia brilha no escuro e é recarregada por energia solar
Primeiro ônibus solar começa a circular em Florianópolis em março
Ônibus elétrico da UFSC lança campanha para manter o projeto