VLT Carioca pede autorização para iniciar a operação da Linha 3

Solicitação formal da concessionária foi entregue ontem (9) à Prefeitura do Rio; último trecho previsto ligará a Central do Brasil diretamente ao aeroporto Santos Dumont

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Fonte: Jornal do Brasil  |  Autor: Jornal do Brasil  |  Postado em: 10 de maio de 2019

Trecho da Linha 3 está pronto; só falta prefeitura

Trecho da Linha 3 está pronto; só falta prefeitura liberar

créditos: Diário do Transporte


Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (9), a Concessionária do VLT Carioca informa que solicitou à Prefeitura do Rio autorização para colocar em operação a Linha 3, último trecho previsto no sistema, que ligará a Central do Brasil diretamente ao aeroporto Santos Dumont.

 

Segundo a concessionária do modal, o novo trecho completa uma rede de VLT com 28 km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio.

 

O percurso terá 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima).

 

Pendências

Negociações da concessionária foram o ponto-chave que vão permitir agora a retomada do projeto do VLT Carioca. Vale lembrar que o transporte enfrentou um imbróglio recente, resultado da inadimplência da Prefeitura, e houve necessidade de um acordo com o fornecedor para a reestruturação no quadro de colaboradores da concessionária, que demitiu mais de 100 pessoas no último mês.

 

Simultaneamente, o VLT continuará tentando negociar a quitação da dívida com a Prefeitura. “O projeto foi concebido para ser uma parceria público-privada e a concessionária vem envidando todos os esforços para cumprir os termos do contrato em respeito aos usuários e aos comerciantes da região. Vamos seguir buscando o cumprimento do contrato também por parte da Prefeitura. Entendemos que perder um investimento deste porte é tirar da cidade um projeto moderno de mobilidade urbana”, afirma Marcio Hannas, presidente do VLT Carioca.

 

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