O Japão está elevando os limites de velocidade das viagens de trem. O país começa nesta sexta-feira (10) os testes com o trem-bala o mais rápido do mundo, capaz de atingir velocidades de até 400 km por hora. Chamado de Alfa-X, o trem está programado para entrar em operação em 2030. Apesar de alcançar um máximo de 400 km/h, o trem deve operar regularmente a 360km/h.
Isso fará dele 10 km/h mais veloz do que o atual recordista, o trem Fuxing Hao, da China, que liga Pequim e Xangai.
Para lidar com a resistência maciça do vento ao entrar nos túneis, o primeiro carro do Alfa-X terá um nariz “mais longo e elegante”, medindo 22 metros.
Com apenas três janelas, parece haver pouco espaço para os passageiros na frente. Pintado em prata metálica com listras verdes, o trem-bala de 10 vagões fará seu primeiro teste entre as cidades de Aomori e Sendai.
Shinkansens
Os trens-bala do Japão, que fizeram sua estreia no mesmo ano das Olimpíadas de 1964, em Tóquio, tornaram-se um símbolo de eficiência e confiabilidade, valores importantes no país.
Os shinkansens, como são conhecidos no país, raramente chegam atrasados, embora partam da Estação de Tóquio em intervalos de poucos minutos para Osaka, Kyoto e outros destinos em todo o arquipélago, tornando-os uma alternativa viável às viagens aéreas.
O Alfa-X é uma parte fundamental de um plano para oferecer serviços mais rápidos a Sapporo, a maior cidade da ilha de Hokkaido, situada mais ao norte do arquipélago.
"O desenvolvimento do trem-bala da nova geração é baseado nos conceitos-chave de desempenho superior, alto nível de conforto e manutenção inovadora", disse em comunicado a East Japan Railway, mais conhecida como JR East, empresa que vai operar o veículo.
Embora o Alfa-X tenha alcançado o título de mais rápido do mundo, ele poderá ser destronado assim que entrar em operação. Uma nova linha com a tecnologia de levitação magnética, conhecida como maglev, está sendo construída entre Tóquio e Nagóia e vai entrar em operação em 2027, três anos antes do Alfa-X.
Nessa linha, os trens que levitam chegarão a uma velocidade de até 505 km por hora, trafegando sobretudo por longos túneis. Com isso, o tempo de viagem entre Tóquio e Nagóia deve cair para 40 minutos, contra 1h50min de hoje.
Curiosidades do Alfa-X
Freios
- Parar é tão importante quanto acelerar: O novo trem-bala terá freios a ar no teto e também usará placas magnéticas próximas aos trilhos para desacelerar, além dos freios convencionais.
Amortecedores
- O trem terá amortecedores e suspensão a ar para mantê-lo estável ao fazer curvas, mantendo seu equilíbrio e conforto para os passageiros.
Origem do nome
- Alfa é a sigla em inglês para “Advanced Labs for Frontline Activity" (algo como "laboratório avançado para atividades de ponta"). O "X" no Alfa-X é porque a letra é usada para definir experiências em inglês.
Centro de controle
- A JR East fará a conexão dos dados entre o trem, o centro de controle, as instalações de manutenção e sua equipe, para monitorar o desempenho e manter os trens operando em níveis ótimos.
Leia também:
Os trens que nos seduzem
Levitação magnética: trem japonês atinge 500 km/h em demonstração pública
Geração de trens-bala pode bater recorde de velocidade no Japão
Trilhos da ferrovia de alta velocidade na China
Marrocos inaugura primeiro trem de alta velocidade da África