Pode ser mais uma promessa, mas nesta semana o secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a falar sobre a lendária expansão da Linha 2 Verde do metrô de São Paulo até o bairro da Penha, na zona leste, e a rodovia Presidente Dura, em Guarulhos. O plano havia sido lançado em abril de 2014 pelo ex-governador Geraldo Alckmin.
Alexandre Baldy mencionou o projeto em entrevista à TV Globo, ao responder sobre a desapropriação de vários imóveis para a construção da nova linha. Na entrevista, o secretário disse que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho, que poderá ser iniciado entre 2022 e 2025.
Mas, lembrou que as obras da Linha 6-Laranja estão paradas e que a Linha 4-Amarela, iniciada em 2004, ainda não foi concluída. "Os dois monotrilhos 15 Prata e 17 Ouro estão em construção há quase dez anos, e tem ainda a expansão da Linha 9 Esmeralda da CPTM que ficou parada um bom tempo", disse Baldy. Ele afirmou que a prioridade do governo é terminar todas essas obras.
Traçado da futura expansão do metrô Fonte: STM 2014
A expansão da Linha 2-Verde, que contempla o trecho Vila Prudente – Dutra, terá 15,5 km de extensão e 13 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra). Serão 14,4 km do trecho Vila Prudente – Dutra e mais 1,1 km de extensão operacional à oeste da estação Vila Madalena. Quando completa, de Vila Madalena até Dutra, a Linha 2-Verde transportará um milhão de usuários por dia, segundo previsões do Governo do Estado de São Paulo.
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