"Estamos criando cidades mais humanas, mais inclusivas e menos poluídas" é o slogan do FMB8, que começou ontem (24) em Quito, no Equador. Trata-se de um dos eventos mais importantes para a mobilidade sustentável a nível mundial e visa a estimular o debate sobre políticas públicas relacionadas a pedestres e ciclistas.
Segundo a organização do Fórum, devem participar mais de 3 mil delegados de 25 países, incluindo uma importante representação do Brasil. A propósito, a Rádio Pedal Sonoro está divulgando boletins diários sobre as principais atividades desse encontro mundial de "bicicleteiros". Os boletins vão ao ar todos os dias às 12h e às 22 h pelo link pedalsonoro.com.br
Origem no Brasil, em 2011
O Fórum Mundial da Bicicleta foi criado no Brasil, logo após um incidente nefasto: no dia 25 de fevereiro de 2011, durante uma bicicletada na cidade de Porto Alegre, um motorista atropelou 20 ciclistas que participam da atividade. A partir daí nasceu um movimento que levou ao 1º Fórum Mundial da Bicicleta, justamente em Porto Alegre. O evento já foi realizado duas vezes na capital gaúcha (2012 e 2013), em Curitiba (2014), Medellín, Colombia (2015), Santiago de Chile (2016), Cidade do México (2017) e Lima (2018).
O 8º Fórum Mundial da Bicicleta terá 43 atividades culturais, 21 intervenções urbanas (ações no espaço público), um concerto na floresta, nove oficinas, seis palestras keynote, 150 publicações, bicicletadas, feiras, reuniões de mulheres e uma grande festa de confraternização, além de uma série de atividades paralelas, em vários pontos da cidade de Quito.
Para saber mais sobre o FMB8, acesse o site http://fmb8.org/ ou acompanhe os boletins da Rádio Pedal Sonoro, pelo link https://pedalsonoro.com.br/
Leia também:
1º Fórum Mundial da Bicicleta
Coleção de cartazes do Fórum Mundial da Bicicleta
Em Porto Alegre, local de atropelamento ganha ciclovia