A Suécia se prepara para construir mais uma rodovia elétrica, baseada em tecnologia de carregamento sem fio desenvolvida pela ElectReon. Segundo o projeto, carros e caminhões poderão ser carregados automaticamente enquanto circulam por uma via única. A empresa israelense ElectReon Wireless ganhou a licitação para execução desta rota elétrica.
A tecnologia é nova, mas esta não é a primeira via elétrica que o país europeu implanta. Em 2016, a Suécia já havia inaugurado, com base em outra tecnologia - a do projeto eHighway, desenvolvido pela Siemens - um trecho eletrificado de dois quilômetros na autoestrada E16, ao norte de Estocolmo.
Agora, com a ElectReon, os carros deverão passar pela estrada sem precisar parar para reabastecer ou carregar as baterias. A estrada de 1,6 km será construída como parte de uma rota de quatro quilômetros entre o aeroporto e a cidade de Visby, na ilha sueca de Gotland.
Também circulará por essa rota um ônibus elétrico do transporte público, que atenderá aos passageiros que se dirigem ou retornam do aeroporto. O projeto custará cerca de 12,5 milhões de dólares, dos quais cerca de 10 milhões serão financiados pelo governo local.
Recentemente, a empresa também anunciou um acordo de cooperação com a cidade de Tel Aviv para renovar o sistema de ônibus do transporte público. No programa piloto, uma pista elétrica de cerca de um quilômetro será implantada para testar o funcionamento em área urbana da tecnologia ElectReon.
Leia também:
Suécia inaugura a primeira estrada elétrica do mundo
Para construir as cidades do futuro, temos que sair dos nossos carros
Ônibus e caminhões menos poluentes só em 2023 é "decisão irresponsável
Trocar diesel por gás natural traria economia de até 60% em SP
Israel quer toda frota de veículos elétrica e a gás natural até 2030
Ônibus elétrico autônomo é testado em cidade do Canadá