Joaquim Levy, presidente do BNDES, sugeriu o uso de gás natural como combustível de caminhões, em substituição ao diesel. Falou também que o país precisa pensar em trem de alta velocidade ligando São Paulo a Campinas, ressuscitando um projeto do governo Dilma Rousseff (PT), de quem foi ministro.
A sugestão de uso do gás como combustível de caminhões foi feita menos de uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) obrigar a Petrobras a revogar um aumento de mais de 5% no preço do diesel, colocando em xeque a independência da estatal.
"O gás também pode ser usado como alternativa de combustíveis para caminhões”, disse Levy a empresários em São Paulo, acrescentando que a China já usa o combustível no transporte de cargas.
Ele defendeu o fim do monopólio da distribuição de gás, majoritariamente sob controle dos estados. “Se conseguirmos abrir esse mercado, temos inúmeras oportunidades”, afirmou, defendendo mudança em legislação no Congresso.
Investimentos
Levy citou ainda as dificuldades de deslocamento entre os grandes aeroportos de São Paulo e o centro da cidade, afirmando que o país precisa investir em obras de infraestrutura. Disse que o momento econômico é propício, citando estabilidade econômica e os juros baixos.
“Dá para a gente pensar com mais ambição em projetos que, em outros países, seriam naturais”, afirmou, citando uma ligação ferroviária de alta velocidade entro o centro de São Paulo e o aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Ele criticou ainda a ausência de um trem direto entre Guarulhos e São Paulo. A ligação que existe hoje opera em horários limitados ou com paradas e trocas de linhas até o centro da cidade.
Levy falou a empresários no almoço Lide, em São Paulo.
Leia também:
"País trocou trens por caminhões e sucateou ferrovias"
Caminhões e ônibus respondem por metade da poluição do ar em SP
Caminhões no Brasil emitem mais carbono que todo o setor de energia
Ônibus e caminhões menos poluentes só em 2023 é "decisão irresponsável"
Especialista critica atraso do Brasil no controle às emissões do diesel