A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) vai confeccionar e instalar, em pontos da cidade que serão definidos, 40 placas nas faixas para pedestres com o objetivo de alertar os condutores sobre a importância de respeitar a sinalização.
Segundo a chefe da Divisão de Educação da Agetran, Ivanise Rotta, apenas no primeiro dia de fiscalização para averiguar o respeito à faixa para pedestres, por parte dos motoristas, foram autuados 25 condutores. “A infração ocorre quando o motorista desrespeita o pedestre que tenta fazer a travessia na faixa nos locais em que não há semáforos”, esclarece.
A multa, de R$ 191,53, é considerada gravíssima, e resulta em sete pontos negativos na carteira de habilitação. Mas, para Ivanise, “muitos condutores só obedecem a sinalização de trânsito quando começam a receber as multas em suas casas”.
Em fevereiro de 2012, a Agetran deve começar a campanha educativa direcionada aos pedestres para incentivar o comportamento adequado no trânsito e a travessia na faixa. A ação vai coincidir com o trabalho orientativo realizado pelos órgãos de trânsito no período de volta às aulas.