O sistema de ônibus TransMilênio, de Bogotá, na Colômbia, será o primeiro no mundo a operar com o novo ônibus elétrico a bateria BYD K12A, um biarticulado com 27 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 pessoas. O novo modelo foi apresentado na segunda-feira (1º), no pátio de testes da BYD, em Shezhen, na China, com a presença de representantes de empresas colombianas.
Com início de suas operações no TransMilenio, em agosto próximo, o novo veículo tem velocidade máxima de 70 km/h e autonomia de até 300 km a cada carga. Ainda segundo a BYD, o veículo evitará a emissão de 80 toneladas de CO2 por ano de operação e evitará o consumo de 360 mil litros de óleo diesel ao longo de sua vida útil.
"Maior elétrico do mundo"
Conforme a nota de lançamento, trata-se do "maior ônibus da história dos veículos elétricos" e tem o objetivo de solucionar dois grandes problemas urbanos: congestionamento e poluição. "O veículo trará zero emissões para os sistemas de BRT, permitindo que os passageiros desfrutem de viagens silenciosas e sem poluição, ao mesmo tempo em que reduz custos de manutenção para os operadores", diz a nota.
Como inovação, o novo ônibus tem um sistema de tração em quatro rodas, para os momentos de plena carga, mas que pode ser reduzido para duas rodas, permitindo a economia de energia.
Leia também:
Chile recebe 100 ônibus elétricos da BYD
Prefeitura de SP recebe três novos ônibus a bateria
Ônibus elétrico começa a operar em Brasília a partir de abril
Governo da Bahia assina contrato de "VLT Monotrilho elevado"