Cinco empresas foram selecionadas pelo governo do DF e estão na disputa por elaborar o estudo de viabilidade para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na avenida W3, região do Plano Piloto de Brasília. O termo autorizando as empresas a realizar esta etapa do projeto foi publicado na sexta-feira (29) pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
O melhor estudo, selecionado a partir de critérios técnicos, servirá de base para a licitação do empreendimento, que será feito por meio de Parceria Público-Privada. O prazo de conclusão dos estudos é de até 120 dias, a contar do dia de hoje (1º).
As empresas selecionadas devem apresentar à Semob, até 18 de abril, um plano de trabalho detalhado com a descrição das atividades previstas para elaboração dos estudos de viabilidade. Também será necessário indicar o valor do ressarcimento pretendido com gastos com pessoal (inclusive encargos), despesas gerais, custos administrativos e tributos.
Audiência pública
Antes da licitação, o projeto será apresentado e discutido em audiência pública, e diante do Tribunal de Contas do Distrito Federal e demais órgãos de controle. Só após essas etapas, a empresa vencedora do estudo poderá concorrer ao certame.
A expectativa do Governo do Distrito Federal é que as obras do VLT na avenida W3 comecem ainda este ano e sejam concluídas em até três anos (36 meses) após a licitação.
Projeto
Com 22 km de extensão, o Veículo Leve sobre Trilhos pela avenida W3 deverá fazer a ligação entre os terminais Asa Sul, Asa Norte e aeroporto. Promoverá integração com metrô, BRT Sul e BRT Oeste. O sistema do VLT tem capacidade para transportar cerca de 200 mil passageiros por dia. Os investimentos estimados são da ordem de R$ 1 bilhão a R$ 1,5 bilhão, incluindo aí obras civis, material rodante, sistema de energia e sinalização.
Leia também:
Projeto de revitalização do Setor Hospitalar Sul (DF) privilegia o pedestre
DF lança edital para VLT entre Plano Piloto e Aeroporto
Zona azul: governo do DF quer cobrar por vagas perto do Metrô e BRT
W3 moderna e acessível – Brasilia Para Pessoas
Síntese da W3 Norte: abandono, inacessibilidade e obras para carros