A cidade de Nova York poderá ter pedágio urbano para custear obras paradas e atrasadas do Metrô. A proposta está discussão no Legislativo estadual, e deverá ser voltada até o início do próximo mês. O assunto já vinha sendo discutido desde o início de 2018, conforme
matéria publicada no Mobilize.
A ideia é defendida pelo prefeito Bill de Blasio e pelo governador Andrew Cuomo, do mesmo partido, o Democrata. “A crise é mais profunda do que nunca, e não há outro jeito de resolvê-la sem a taxa de congestionamento e outras fontes de financiamento”, disse Blasio, em recente comunicado.
A rede metroviária da cidade, com quase 370 km de trilhos, leva mais de 5 milhões de passageiros por dia, mas tem obras paradas, algumas há décadas. Parte das obras estruturais foram paralisadas em 1975. Os problemas do sistema hoje afetam a operação e a manutenção da rede.
Se for aprovado o pedágio urbano, pelo qual os carros particulares pagariam cerca de US$ 11 (R$ 45) para circular, a renda obtida poderá chegar a US$ 1,5 bilhão ao ano (R$ 5,9 bilhões). Esse recurso seria usado como base para obter empréstimos de até US$ 15 bilhões a serem direcionados para a melhoria do transporte.