O Paraná quer ser o primeiro estado brasileiro a incentivar a produção e o uso de veículos elétricos com leis que isentam impostos e taxas. O anúncio foi feito pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), durante evento de mobilidade (Smart City Expo) realizado na semana passada em Curitiba.
Na ocasião, o governador assinou um projeto de lei que propõe zerar a alíquota de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de veículos elétricos, que hoje é de 3,5% no estado. Além disso, o governo apresentará uma proposta de convênio ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para que o estado também isente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição desse tipo de veículo.
O objetivo é tornar esta tecnologia mais acessível à população. Com a lei em vigor, o Paraná deve se tornar o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para a aquisição de veículos elétricos.
A ideia, disse Ratinho Junior, é diminuir o uso de automóveis movidos à combustão, que são mais poluentes. “A busca de soluções sustentáveis é uma realidade com o uso de carros que poluem menos”, declarou.
Eletrovia
Para suprir as demandas de um maior fluxo de carros elétricos nas ruas, o estado do Paraná já tem uma eletrovia, inaugurada em março do ano passado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). São oito eletropostos na BR-277, que liga Paranaguá, no litoral paranaense, a Foz do Iguaçu, no oeste do estado.
Leia também:
Brasil poderá isentar imposto de veículos elétricos
As cidades mais congestionadas (e poluídas) do mundo
Transporte responde por 14% das emissões globais
França dá novos descontos a quem comprar carro híbrido ou elétrico
Israel quer toda frota de veículos elétrica e a gás natural até 2030
Como os carros elétricos evoluíram em 70 anos