Ônibus elétrico da UFSC lança campanha para manter o projeto

O eBus, que faz o serviço de transporte em Florianópolis entre o campus da Universidade Federal de Santa Catarina e o norte da Ilha, é 100% movido a energia solar

Notícias
 

Fonte: Assessoria de Imprensa Feesc  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de fevereiro de 2019

eBus, da UFSC, entra em campanha de financiamento

eBus, da UFSC, entra em campanha de financiamento

créditos: Divulgação/ Feesc


O projeto do ônibus elétrico movido por energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conhecido por eBus, entra em nova fase em 11 de março, quando começa o ano letivo na instituição. Na data, será lançada uma campanha de financiamento coletivo para captação de recursos e patrocínios que permitirão dar continuidade ao programa. Desde 2017 o eBus realiza o serviço regular de transporte entre o Campus Trindade e o Sapiens Parque, no norte da Ilha de Florianópolis.

 

Segundo o professor Ricardo Ruther, coordenador da iniciativa, o projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações termina em junho, após ter sido bem-sucedido por três anos. "Agora, queremos convidar toda a comunidade, que conhece o nosso projeto desde 2016, a ajudar a manter a ideia", diz o pesquisador. 

 

Projeto

Iniciado em 2014, o projeto originalmente recebeu o nome de "Desenvolvimento de ônibus elétricos para transporte público por energia solar fotovoltaica", financiado com recursos do Ministério e administrado pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc). A fabricação do eBus ficou a cargo do consórcio WEG-Marcopolo-Eletra-Mercedes. 

 

O eBus da UFSC foi o primeiro do país 100% elétrico movido a energia solar. O veículo, que utiliza baterias de íons de lítio, faz cinco viagens por dia, totalizando cerca de 52 km por itinerário (cerca de 5 mil km por mês). A energia solar que alimenta o veículo é gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC. 

 

Nos trinta minutos de deslocamento entre o campus da UFSC e o Sapiens Parque, os usuários têm um ambiente de trabalho como se estivessem em uma sala da UFSC, com duas mesas de reunião, tomadas 220V USB, ar-condicionado e wi-fi, conta o professor Ruther. 

 

Nos dois primeiros anos de funcionamento, o eBus já rodou mais de 100 mil km, o equivalente a duas voltas e meia no planeta, transportando mais de 30 mil passageiros. 

 

"O eBus tem um forte apelo para a sustentabildade, preservação ambiental e mobilidade que precisa ser preservado e levado adiante", ressalta a gerente executiva da Feesc, Angela de Espíndola da Silveira. A Feesc apoia o desenvolvimento do projeto com recursos equivalentes aos serviços de gestão administrativa e financeira da iniciativa.  

 

Viabilidade

O principal propósito do eBus é o levantamento de dados e a análise de viabilidade da tecnologia para que, em um futuro próximo, esses veículos possam ser empregados no tranporte público de todo o Brasil, explica a pesquisadora Marília Braga, do Laboratório Fotovoltaica UFSC. 

 

"Atingindo nosso objetivo, conseguimos dar continuidade no próximo ano, sustentar os salários dos motoristas e manter as manutenções do veículo", observa outra pesquisadora da instituição, Amanda Mendes Ferreira Gomes. 

 

Leia também:
Ônibus elétrico autônomo é testado em cidade do Canadá
Uberlândia (MG) terá frota de ônibus elétricos a bateria
Ônibus elétrico "fotovoltaico" completa 10 mil km em Santa Catarina
Primeiro ônibus solar começa a circular em Florianópolis em março
Um novo ônibus elétrico, agora com tecnologia nacional



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário