Pelotas (RS) planeja chegar a 226 km de ciclovias até 2028

Equipe da prefeitura fez levantamento dos 55 km de ciclovias/ciclofaixas do município. Avaliação do PlanMob traz propostas de melhorias e metas para a rede cicloviária

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2019

Equipe mede ciclofaixa da rua Prof. Araújo, no Cen

Equipe mede ciclofaixa da rua Prof. Araújo, no Centro

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Pelotas


A cidade de Pelotas, na região sul do RS, encontra-se em meio ao processo de construção do seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). E parte desse trabalho envolve o levantamento do sistema cicloviário do município, conforme exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei 12.587/2012). 

 

Atualmente, Pelotas conta com 55 km de ciclovias e ciclofaixas; com a proposta do PlanMob, até 2028 esses números do sistema cicloviário deverão saltar para 226 km, ou seja, um acréscimo de 171 km, observa a arquiteta e urbanista Helena Guerra, da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU). 

 

Segundo a arquiteta, que integra a equipe responsável pelo estudo, as pistas para bicicleta atualmente correspondem a 5,68% da malha viária total do município; com o Plano, essa porcentagem subirá para 23,32%. 

 

Plano de metas para expansão da malha cicloviária em Pelotas. Imagem: Divulgação/ Prefeitura

 

"Estamos agora na fase de propor diretrizes para as ciclovias, com foco no aumento da qualidade das vias, por meio de alargamentos, colocação de anteparos com blocos de concreto e fradinhos, manutenção e pintura, melhoria do desenho nos cruzamentos e criação de conexões entre os segmentos de vias", detalha Guerra.

 

Ela explica que a maior reclamação dos usuários é a falta de conectividade entre trechos, sinalização nos cruzamentos e pistas com largura inferior a 2,5 metros.

 

O trabalho tem sido feito com base em visitas in loco, arquivos de projetos em execução, imagens aéreas do município e mapas do Google Earth, explica a arquiteta. Como resultado, foi elaborado um relatório que traz, entre outros dados, uma classificação das ciclovias, segundo seu estado de conservação e qualidade de execução. 

 

Segundo o estudo da Prefeitura, as ciclovias foram assim classificadas: 26% são obras recentes, estão bem sinalizadas e com ótima conservação; 30% estão em bom estado de manutenção, com sinalização e pavimentação satisfatórios; e 44% se encontram em más condições de conservação, sinalização e pavimentação.

 

Equipamentos de apoio

Além das ciclovias e ciclofaixas, o levantamento também fez o registro dos paraciclos da cidade. Foram contabilizados 119 paraciclos públicos, de diversos modelos, conforme a época de sua instalação.

 

Recentemente, como parte da requalificação de algumas vias de Pelotas (Av. Duque de Caxias, Av. Domingos de Almeida, Av. Juscelino Kubitschek, Rua General Osório e Rua Marechal Deodoro), os paraciclos ali também foram renovados e ganharam modelos de estrutura de tubos metálicos com 5 cm de diâmetro, um metro de largura e 90 cm de altura. Outros três paraciclos neste modelo também foram instalados no entorno do Mercado Público.

 

PlanMob

A equipe da Prefeitura trabalha para concluir o PlanMob até abril deste ano, conta Helena Guerra; daí a importância, diz ela, desta avaliação agora da estrutura cicloviária da cidade: "Quanto mais este plano for divulgado, mais a população vai poder se apropriar e cobrar do poder público o seu cumprimento", conclui.

 

Clique aqui para ver fotos da avaliação de ciclovias e ciclofaixas de Pelotas (RS). 

 

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