A capital da Colômbia experimentou nesta quinta-feira (7) o primeiro dia sem carro do ano. De acordo com as autoridades, a ação, que se repete mais de uma vez ao ano, tem registrado redução significativa da poluição atmosférica e do barulho, além do aumento no uso das bicicletas, já que cerca de 2 milhões de veículos deixaram de circular.
"O dia sem carro já faz parte da identidade da população de Bogotá. Com iniciativas como esta, damos exemplos ao mundo. Todas as grandes vias que estão participando têm ciclovias", disse o prefeito Enrique Peñalosa, no início desta edição do dia sem carro, que começou às 5h da manhã e se estendeu até 19h30 (horário local, 22h30 em Brasília).
A Secretaria de Mobilidade informou no Twitter que até o meio-dia de ontem (7) foram contabilizados "1,21 milhão de ciclistas, 1,20 milhão de usuários do Transmilenio [sistema de BRT colombiano], 835.606 usuários da frota de ônibus local e 9.604 usuários de Transmicable [teleférico]".
A prefeitura também afirmou que, toda vez que 1,7 milhão de carros e 480 mil motos deixam de circular, a poluição atmosférica diminui 20% e a poluição sonora 50%.
O governo local habilitou 99 km de ciclovia nas principais ruas e avenidas da cidade, disponibilizou 370 bicicletários perto das principais estações do Trasmilenio e ofereceu 12.300 vagas grátis no serviço.
"Tivemos uma melhora de 24% na velocidade média da cidade. Normalmente, de manhã a velocidade é de 26 km/h e hoje estamos a 31 km/h", disse o secretário de Mobilidade, Juan Pablo Bocarejo.
No dia sem carro e moto a expectativa é superar o recorde de 2,10 milhões de viagens de bicicleta que Bogotá conseguiu no ano passado, assim como os 5 milhões de percursos a pé. Quem não adere ao movimento e tira o veículo da garagem precisa arcar com uma multa de 414 mil pesos (cerca de R$ 500).
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