Prefeitura do Rio fecha acordo e Linha 3 do VLT deve circular até fevereiro

Pelo acordo assinado hoje (18) pela manhã com a concessionária, prefeitura se compromete a saldar parte da dívida e estudar prazo maior para concessão do modal

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Fonte: Extra  |  Autor: Luiz Ernesto Magalhães e Saulo P. Guimarães  |  Postado em: 18 de janeiro de 2019

Linha 3 do VLT do Rio pode começar no início de fe

Linha 3 do VLT do Rio pode começar no início de fevereiro

créditos: Divulgação

  

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e representantes do consórcio VLT fecharam um acordo para iniciar a operação da nova Linha 3. A expectativa é que o trecho comece a operar até os primeiros dias de fevereiro.

 

"Tivemos uma boa reunião aqui, hoje, e chegamos a um acordo. Agora, é só fazer alguns acertos no contrato para colocarmos a Linha 3 do VLT em funcionamento", afirmou o prefeito após o encontro.

 

A prefeitura se comprometeu em saldar nas próximas semanas parte da dívida que tem com a concessionária e criar uma comissão para discutir a ampliação do prazo de concessão do serviço, que atualmente é de 25 anos. No acordo, a meta do número de passageiros diários cairia para 100 mil.

 

Para tentar atrair mais usuários para o sistema, a prefeitura planeja uma reorganização das linhas de ônibus do Centro a ser implementada nas próximas semanas. A mudança deve gerar mais passageiros para o VLT.

 

Impasse envolvia dívida

A reunião foi marcada para resolver o impasse relativo à Linha 3 do VLT. Antes do encontro, a concessionária VLT carioca afirmava ter dívidas com seus fornecedores por conta do atraso por parte da prefeitura no repasse de recursos relativos à implantação do sistema.

 

Já a prefeitura admitia a dívida (que não teve seu valor divulgado), mas queria rever as regras da concessão. Elas previam que os cofres municipais indenizassem a concessionária caso o sistema VLT operasse com menos de 250 mil passageiros por dia.

 

Atualmente, as Linhas 1 e 2 do VLT transportam juntas cerca de 80 mil pessoas por dia útil, segundo a concessionária. Quando entrar em operação, a Linha 3 vai interligar a Central do Brasil e o Aeroporto Santos Dumont, por meio de 10 estações. Três delas ficam na Avenida Marechal Floriano, estão prontas, mas ainda não operam devido ao impasse.

 

De acordo com o portal Rio Transparente, o valor total do contrato do VLT é R$ 2,7 bilhões. Desse montante, a prefeitura tem um saldo a pagar de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2025, quando termina a concessão. Em 2018, Crivella destinou R$ 70,3 milhões às obras na Avenida Marechal Floriano.

 

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