Desde o início do ano, quem pedala para ir à Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, na cidade de Faro, no Algarve, ao sul de Portugal, tem direito a um suco de laranja natural e um sanduíche.
A oferta se estende não apenas aos alunos, mas também a professores, técnicos, administrativos e a todos que chegarem de bike à escola, mesmo educadores que apareçam para uma reunião, por exemplo.
“Percebemos que muitos alunos vinham para a escola de bicicleta, de modo que até nosso parque de bicicletas [bicicletário] começava a ficar pequeno. Em dezembro, aumentamos o parque e agora em janeiro lançamos esta iniciativa do reforço alimentar”, explica André Lara, diretor-adjunto da escola.
A iniciativa faz parte de uma série de atividades que vêm sendo promovidas pela direção para "tornar a escola mais sustentável."
Segundo Lara, já é possível notar "um ligeiro aumento na utilização da bicicleta"; mas ele prefere esperar um pouco mais para confirmar se houve realmente um crescimento. Seja como for, ele acredita que a medida já valeu a pena, pois tem provocado um debate maior entre os alunos sobre "a importância de se andar de bicicleta".
Leia também:
Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal
Crianças pedalam de casa à escola num "comboio" conduzido por pais
Automóvel é o principal meio de transporte em Lisboa e no Porto
Em Guimarães, Portugal, áreas viram Zona 30
Como seu filho vai para a escola?