A East Japan Railways Co (JR East) anunciou que planeja testar um trem autônomo na linha Yamanote durante os feriados de fim e início de ano. Os testes serão conduzidos usando a mais recente série de trens E235 na Linha Yamanote. E só após o último trem em serviço nos dias 29 e 30 de dezembro, e 5 e 6 de janeiro.
O trem sem condutor vai percorrer o trajeto inteiro da linha Yamanote a uma velocidade de 34,5 km/h para verificar as funções de controle do veículo, que incluem: aceleração e desaceleração, e o conforto de viagem do passageiro, divulgou a Fuji TV.
A JR East disse que atualmente está desenvolvendo uma operação de trem automático de alto desempenho – ATO, Automatic Train Operation – que controla todas as fases das operações do trem, como responder a atrasos e limitações de velocidade repentinas.
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão também está considerando rever os atuais padrões de licenças para condução de trem, num esforço para desenvolver ainda mais a operação automática no futuro.
Em uma conferência realizada nesta semana, o presidente da JR East, Yuji Fukasawa, apontou obstáculos à tecnologia, como a necessidade de garantir a segurança dos passageiros nas plataformas de trem e trilhos.
Hoje, de acordo com os regulamentos, trens autônomos estão limitados a rotas ferroviárias que têm estrutura elevada, para evitar que as pessoas avancem na área dos trilhos ou estações onde portões de segurança com “portas inteligentes” são instalados.
A Yamanote é uma das linhas mais movimentadas de Tóquio, pois serve aos principais pontos de interesse da cidade: Shinjuku, Shibuya, Marunouchi e a Estação de Tóquio, Ueno, Akihabara e Ikebukuro.
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