Transporte responde por 14% das emissões globais

É o que diz o Relatório da 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), elaborado por 40 organizações internacionais e divulgado ontem (11)

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Fonte: Isto É/ Agência Brasil/Mobilize Brasil*  |  Autor: Isto É  |  Postado em: 12 de dezembro de 2018

COP24: mais emissões nos países em desenvolvimento

COP24: mais emissões nos países em desenvolvimento

créditos: Antônio Cruz/ Agência Brasil

*Obs.: Texto editado para correção de título e informação. Os gráficos do relatório da COP 24 mostram uma participação de 14% do setor de transportes nas emissões totais de carbono. 12/12/2018. às 15h

O setor de transporte contribui com 14% das emissões globais de gases de efeito estufa e é a área em que as irradiações de carbono mais crescem desde 2000. A informação consta de relatório apresentado nesta terça-feira (11) na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), em Katowice, Polônia.

 

De acordo com o relatório "Situação global do Transporte e Mudança Climática Global" (tradução livre), elaborado por mais de 40 organizações internacionais que atuam em prol de transportes sustentáveis e de baixo carbono, as emissões provocadas pelos transportes cresceram de 5,8 gigatoneladas de CO² em 2000 para 7,5 gigatoneladas em 2016, volume 29% maior.

 

Carro, o maior vilão
Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono, os carros leves lideram com 45% do volume emitido. Em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21% das emissões de CO², os aviões e navios, ambos com 11% das emissões, ônibus e micro-ônibus representam 5%, triciclos e motocicletas 4% e os trens figuram com 3%.

 


Transporte emite 14% dos gases de efeito estufa. Carros respondem por 45% dessa fatia
Reprodução Estudo COP24


 

O relatório projeta que países em desenvolvimento serão responsáveis por praticamente todo o aumento das emissões de carbono por transporte. A contribuição das emissões desses países – 29 entre os 40 pesquisados – crescerá de 40% em 2015 para uma projeção de 56% a 72% em 2050.

 

O estudo estima ainda que as emissões globais pelos transportes devem ser reduzidas para dois ou até três gigatoneladas de CO² até 2050 para que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas. O documento aponta que o potencial de mitigação das emissões de dióxido de carbono em países não desenvolvidos é 60% maior do que em países economicamente mais fortes.

 

 

Infraestrutura
O relatório informa também que o transporte de passageiros aumentou 74% desde 2000, principalmente em países em desenvolvimento. Entre 2000 e 2015, os transportes compartilhados na maioria dos países foram substituídos por automóveis privados e deslocamentos aéreos.

 

Considerando a infraestrutura de transporte, a extensão global de rodovias aumentou cerca de 40% desde o ano 2000. Enquanto que os trilhos convencionais estagnaram nos níveis do início dos anos 2000, a infraestrutura das rodovias de alta velocidade cresceu quase 12 vezes em relação aos anos 1990. 

 

Ônibus BRT
O estudo aponta que nas duas últimas décadas houve expansão significativa do BRT (Bus Rapid Transit, sistema de transporte público baseado no uso de ônibus), de 853%, dos veículos leves sobre tilhos, 88%, e do sistema de metrô, 67%. Nos anos mais recentes, os pesquisadores identificaram, no entanto, que a construção de BRT tem reduzido de forma expressiva.

 

Segundo os autores do relatório, o objetivo da divulgação é dar subsídios para elaboração de políticas públicas que contribuam para o alcance das metas de descarbonização e limitação do aquecimento global em até 1,5ºC, conforme prevê o Acordo de Paris.

 

Os pesquisadores sugerem que os países evitem e reduzam a necessidade por deslocamentos em veículos motorizados e desenvolvam novos planos de mobilidade. Eles sugerem ainda a redução da soberania dos carros e o aumento do financiamento e desenvolvimento de estrutura para ampliar o uso de transporte público, trem e bicicletas.

 

Clique aqui para ler na íntegra o relatório da COP 24

 

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