Obras de mobilidade em Pernambuco aguardam desapropriações

Apenas um projeto de mobilidade urbana teve obras iniciadas no Recife, mesmo assim com atraso

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 |  Autor: Gabriela Ribeiro - Recife / Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de dezembro de 2011

Corredor

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créditos: Divulgação

 As quatro obras de mobilidade urbana do governo estadual têm ordem de serviço assinada, mas esbarram na desapropriação de ao menos 250 imóveis.


No total, estão planejados R$ 991,3 milhões em investimentos viários e no transporte público até 2013. O destaque é para a construção de três corredores rápidos de ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit).


Essencial para a Copa do Mundo, o BRT Ramal Cidade da Copa será a principal via de acesso ao município de São Lourenço da Mata, na Grande Recife. É lá que está sendo erguida a Arena Pernambuco, que integra um projeto urbanístico que leva o nome do ramal de BRT.


A linha terá 6,3 km de extensão, saindo da av. Belmiro Correia, em Camaragibe, e cruzando a Cidade da Copa até a BR-408, que está sendo duplicada. Além do BRT, o ramal terá duas pistas de carro, ciclovia, uma ponte e um viaduto sobre o metrô.


Outra obra que deve facilitar o acesso à Arena Pernambuco é a do Terminal Integrado Cosme e Damião, que será construído ao lado de uma estação de metrô em São Lourenço da Mata numa área de 7.625.74 m². A construção do metrô já começou. Mas para as obras do terminal, o governo ainda negocia a remoção de 58 imóveis e a compra de 14 terrenos.


A estimativa do governo é que o Terminal Integrado seja entregue no final de 2013, quando os três BRTs de Recife estiverem em funcionamento. O Cosme e Damião terá duas plataformas de embarque e desembarque, uma para ônibus convencionais e outra para ônibus do BRT.
 

Integração


Além das obras que vão atender diretamente o estádio da Copa, o governo planejou outros dois BRTs para integrar a Região Metropolitana do Recife. O corredor Norte-Sul, que vai passar pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife.


Com 12,5 km de extensão, o corredor Leste-Oeste vai fazer o transporte de passageiros do bairro Derby, que fica próximo ao centro da cidade, até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações.


Também planejada para a Copa, a Via Mangue será a primeira via expressa do Recife. Com 4,37 km de extensão, é a única obra da Copa sob a responsabilidade da prefeitura. As obras começaram em junho, com dois meses de atraso em relação ao prazo da Matriz de Responsabilidades. Mesmo assim, a prefeitura estima que 20% do projeto está concluído.


A Via Mangue vai atender à zona sul, que concentra o setor hoteleiro de Recife. Serão construídas faixas de rolamento para veículos, dois elevados, oito pontes, duas alças de ligação, ciclovias e calçadas de pedestres.

 

Simulação do Corredor

Simulação do Corredor

créditos: Simulação

Obras de mobilidade em Recife


BRT Ramal Cidade da Copa
Status: atrasada
O que é: com 6,3 km de extensão, BRT ligará o centro de Recife à São Lourenço da Mata, cidade onde está sendo construída a Arena Pernambuco.
Estágio: ordem de serviço foi assinada em 1º de outubro; obra aguarda desapropriações.
Valor: R$ 182,6 milhões (R$ 99 milhões financiados pela CEF).


BRT Norte / Sul
Status: atrasada
O que é: sistema de corredores rápidos de ônibus (BRT) vai ligar os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda à capital do Pernambuco.
Estágio: ordem de serviço assinada em 17 de novembro; obra aguarda desapropriações.
Valor: R$ 219,6 milhões (R$ 159,1 milhões financiados pela CEF).

BRT Leste/Oeste
Status: atrasada
O que é: sistema de corredores rápidos de ônibus (BRT).
Estágio: ordem de serviço assinada em 17 de novembro; obra aguarda desapropriações.
Valor: R$ 133,6 milhões (R$ 71 milhões financiados pela CEF).


Terminal Cosme Damião
Status: atrasada
O que é: terminal vai integrar os três BRTs da cidade ao metrô.
Estágio: ordem de serviço assinada em 21 de outubro; obra aguarda desapropriações.
Valor: R$ 21,7 milhões (R$ 15 milhões financiados pela CEF).


Corredor da Via Mangue
Status: iniciada
O que é: primeira via expressa de Recife, obra da prefeitura terá 4,5 km de extensão. Criará um corredor exclusivo de veículos para a zona sul da cidade, que concentra o setor hoteleiro.
Estágio: obras começaram em junho de 2010, com dois meses de atraso.
Valor: R$ 433,8 milhões (R$ 331 milhões financiados pela CEF).

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