Três ônibus elétricos a bateria foram recebidos hoje pelo prefeito Bruno Covas em solenidade realizada no edifício-sede da gestão municipal. Os novos veículos são fabricados pela empresa chinesa BYD e são os primeiros de um lote de quinze ônibus elétricos que serão incorporados à frota da capital paulista. Segundo o prefeito, os novos ônibus começarão a circular em março de 2019.
Os novos veículos foram produzidos a partir de chassis BYD com carrocerias da empresa brasileira Caio. Conforme a prefeitura, os coletivos são 100% elétricos, movidos a bateria, têm espaço para até 81 passageiros, área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, tomadas USB e ar-condicionado. "São silenciosos e não emitem poluentes", completou o prefeito na recepção dos ônibus.
A linha onde os ônibus irão operar, na zona sul de São Paulo, foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans, que convidou todas as empresas do sistema para que manifestassem interesse em participar do Projeto Piloto para operar os ônibus elétricos da BYD. Nove operadoras do sistema manifestaram interesse em participar do projeto. Os critérios para a escolha da empresa e da linha levaram em conta a disponibilidade de sistemas para recarga da energia elétrica, o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.
Compartimento do motor de novo ônibus: menos emissões e baixo nível de ruído Foto: Leon Rodrigues/Secom
Linha adequada
A linha 6030/10, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende a todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 km de extensão, 21 ônibus na frota e transporta, em média, 17,5 mil passageiros por dia útil.
O projeto-piloto foi anunciado no dia 16 de outubro, durante uma visita da comitiva da Prefeitura à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas, considerando a preocupação com a emissão de poluentes e a aplicação de novas tecnologias no transporte público de São Paulo.
Desde 2013, um ônibus elétrico do mesmo modelo roda em regime de testes e não foi incorporado à frota de nenhuma linha, sendo utilizado pela SPTrans apenas para testes técnicos e operacionais. Segundo informações da BYD, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz, em média, cerca de 1,8 tonelada de CO2 equivalente.
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