Iniciamos hoje (19) uma ação de financiamento coletivo para viabilizar a versão atualizada da campanha Calçadas do Brasil. A nova campanha Calçadas do Brasil 2019 surge como uma continuidade da ação realizada pelo portal Mobilize Brasil em 2012/2013 e que alcançou grande repercussão nacional.
Afinal, caminhar é a forma mais simples, leve, econômica e de baixo impacto para o transporte urbano, especialmente em deslocamentos de até 2 km. E mesmo para chegar até a estação do metrô ou ao ponto de ônibus, as pessoas precisam caminhar ou se deslocar em cadeiras de rodas. E para isso precisam de calçadas adequadas e acessíveis.
Alguns passos importantes já foram conquistados pelas pessoas que caminham ou andam em cadeiras de rodas pelas ruas do país. Desde 2015 está em vigor a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), que reafirma a prioridade de circulação nas ruas para pedestres. E em 2016, a sociedade brasileira ganhou a Lei Brasileira da Inclusão (Lei 13.146/15), documento que define direitos das pessoas com deficiência física e estabelece as obrigações dos governantes, entre elas, a garantia de acessibilidade em ruas e calçadas.
Entre 2016 e 2018 realizamos discussões com várias organizações que trabalham com a mobilidade a pé, estudamos diferentes metodologias, fizemos algumas experiências práticas, elaboramos e testamos uma metodologia para avaliar a caminhabilidade das cidades brasileiras. A ferramenta resultante está pronta e publicada no link www.mobilize.org.br/campanhas/calcadas-do-brasil-2019/
O que falta, então?
Acreditamos que falta apenas um pouco de estímulo aos prefeitos e governadores para melhorarem as condições para o caminhar. Para isso, vamos avaliar calçadas, sinalização e demais condições para pedestres em todas as capitais brasileiras. Depois, com os resultados em mãos, vamos procurar os gestores públicos e mostrar o que poderia ser feito em cada cidade para levar mais gente a circular a pé e evitar o uso exagerado do automóvel. Mais gente caminhando significa menos congestionamentos, melhor saúde para as pessoas e suas cidades.
Sim, isso tem um custo
Agora, para concluir as avaliações, fechar os relatórios em 2019, precisamos de braços e de algum recurso financeiro. E pedimos o seu apoio para doações a partir de R$ 30,00. Para participar, acesse a plataforma Benfeitoria, conheça o projeto e faça sua contribuição. Ou então, ajude-nos a divulgar esta ação de financiamento coletivo. Participe!
Acesse a plataforma Benfeitoria em https://benfeitoria.com/calcadasdobrasil
Ricky Ribeiro/ Mobilize Brasil
Leia também:
Calçadas e Cidadania
Belo Horizonte faz ajuste em padrão de calçadas
Ativistas avaliam novo padrão de calçadas em SP
Pesquisa mostra que 43% dos idosos no Brasil temem cair na calçada
Calçadas do Brasil - Relatório final –2ª Ed. – Janeiro 2013