A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou ontem que, em média, os agentes de trânsito anotam de 8 mil a 10 mil infrações por dia útil nas ruas da capital. Do montante, entre 1,4 mil e 1,7 mil são por atitudes como deixar de dar a seta, não priorizar quem está andando a pé na faixa e avançar o sinal fechado.
Essa proporção chama a atenção porque faz somente quatro meses que a CET intensificou a fiscalização de ações que colocam em risco a integridade dos pedestres. Antes, esses enquadramentos não eram anotados com tanta frequência nos bloquinhos dos agentes de trânsito. O programa de fiscalização mais rígida começou na região central em 8 de agosto e foi expandido para a cidade inteira a partir de 19 de setembro.
Ao todo, 86.399 multas foram aplicadas pela CET por desrespeito aos pedestres. A infração que mais gerou autuações – 32.643 – foi não dar a seta, seguida de deixar de priorizar pedestres nas conversões, na faixa a eles destinada e de aguardá-los concluir a travessia. As três atitudes levaram a 25.095 autuações. Depois, vêm avanço do sinal vermelho, com 24.129 multas, e parar sobre a faixa de travessia – 3.731. Os dados são de 8 de agosto ao último dia 2.
Para o consultor de engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira, a intensificação da fiscalização precisa ser feita com mais afinco em pontos mais afastados do centro. Segundo ele, só assim a maioria dos motoristas vai entender que as regras precisam ser respeitadas em todos os lugares.
“A CET deve ir para todos os cruzamentos da cidade mostrar que a questão da prioridade ao pedestre é real e que a fiscalização está ali para garanti-la. Se a CET quer, de fato, diminuir os atropelamentos, tem que fazer isso.” Figueira defende a realização de rodízios para levar a fiscalização para todos os cerca de 7 mil cruzamentos semaforizados da cidade. A escolha dos pontos seria feita de forma aleatória, por computador.
“Isso é para que aconteça uma verdadeira mudança de comportamento. Em quantos cruzamentos essa fiscalização vem sendo feita? Se é pra valer, tem que ser na cidade inteira. Porque se for só em 100 cruzamentos, nos demais 6,9 mil os motoristas não mudam o comportamento.”
Para auxiliar os marronzinhos no programa de proteção aos pedestres, cerca de 200 câmeras de monitoramento vêm sendo usadas pela CET. Elas podem flagrar e até multar infrações. Até o último dia 2, 801 multas foram aplicadas por esses equipamentos.
Segundo o diretor de operações da CET, Eduardo Macabelli, apesar dessa capacidade, a principal atribuição dos aparelhos é determinar os pontos onde há menor respeito a pedestres, para orientar o deslocamento de agentes.