Com dez anos de atraso, a linha 4-Amarela do Metrô de SP inaugurou neste sábado (27) sua décima e penúltima estação em obras, a São Paulo-Morumbi, na zona sul da cidade. A expectativa do governo paulista é que 27 mil pessoas circulem diariamente pela estação, que ligará o bairro do Morumbi ao centro da capital. Durante tempo indeterminado, o ponto estará disponível ao público apenas das 10h às 15h, e desde o início das operações adotará a cobrança da tarifa.
Profundezas
Como outras estações da mesma linha, a São Paulo-Morumbi é profunda e requer paciência do usuário para descer cinco andares até a plataforma, que está a 27 metros do acesso pela avenida Professor Francisco Morato. A estação dispõe de 13 escadas rolantes e 4 elevadores em todos os andares.
O ponto era muito esperado pela maior proximidade ao estádio Cícero Pompeu de Toledo, do clube São Paulo Futebol Clube. A 1,5 km do acesso à casa tricolor, torcedores farão cerca de 20 minutos de caminhada pela avenida Jorge João Saad.
Com a inauguração da estação São Paulo-Morumbi, ainda resta à linha 4-Amarela a abertura da estação Vila Sônia, última em obras e com previsão de ser entregue apenas em 2020. O ponto final contará com um pátio para os trens e um terminal de ônibus.
As obras na linha 4-Amarela foram marcadas por atrasos, interrupções e até mesmo por um grande acidente durante a construção da estação Pinheiros, que deixou 6 pessoas mortas em 2007. A responsabilidade da obra é do governo estadual, embora a linha seja operada pela iniciativa privada. A concessionária, que responde pela operação e manutenção da linha 4-Amarela é a ViaQuatro.
Integração com ônibus
Com a estação São Paulo-Morumbi, a linha 4-Amarela se aproxima mais da periferia da capital e da divisa com o município de Taboão da Serra, que fica a cerca de 4 km da estação. Até então, a Butantã era a estação dessa linha mais afastada do centro (8 km) e concentrava o fluxo de passageiros não só da região como dos municípios vizinhos, por haver anexo a ela um terminal de ônibus.
Agora, com 12 linhas de ônibus que deverão ser deslocadas para a São Paulo-Morumbi, parte destes passageiros deverá passar a usar a nova estação. Já sobre a construção ali de um terminal de ônibus, o governo que só por volta de dezembro isso deve ocorrer.
Rede metroferrroviária
Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária de São Paulo e região soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).
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