O atraso das obras de expansão do metrô de São Paulo, em especial na zona leste está causando dor de cabeça para moradores do entorno de futuras estações e linhas. Imóveis desapropriados vazios, canteiros de obras abandonados e locais tomados por moradores de rua são comuns e transformam ruas e alamedas em uma cidade fantasma.
Um exemplo dessa situação é o projeto de continuação da linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente). Na rua Erasmo Braga, na Penha, zona leste, a maioria dos imóveis já foi desapropriada para a construção da futura estação Penha de França; mas não há perspectiva para o início das obras, segundo a gestão Márcio França (PSB).
Alguns dos imóveis tiveram partes saqueadas, como grades e telhados, e se tornaram abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. O cenário é de degradação. E perto dos imóveis estão os moradores que ainda estão em suas casas, pois aguardam a indenização da desapropriação.
"Estou desesperada para ir morar no interior, com a minha filha, não aguento mais ficar aqui. Estamos aguardando o pagamento da indenização para sair do imóvel. A rua já está quase toda abandonada com os imóveis desocupados e destruídos", diz a aposentada Ilda Gregório, de 73 anos.
Linha 6
Já as obras da linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia (zona norte) à estação São Joaquim da linha 1- Azul (zona sul), estão paradas desde agosto de 2016, quando o consórcio responsável alegou não ter mais suporte financeiro e tentou romper o contrato com o estado. Os terrenos desapropriados na Brasilândia viraram lixão e ponto de descarte de entulho. "Em vez de termos a estação em construção, ganhamos lixões ao redor. Estamos sendo prejudicados pelo atraso nas obras. Estamos convivendo ao lado de muita sujeira", afirma o serralheiro Manuelito Alves da Rocha.
A opinião é compartilhada pelo aposentado Walter Giacon, de 71 anos. Em 2015, ele deixou a casa onde morava desde 1954, após a desapropriação, e vive atualmente de aluguel em outro imóvel da região. Além do problema dos terrenos abandonados, Giacon enfrenta uma luta para conseguir receber o dinheiro da indenização do imóvel. Ele tenta provar na Justiça ser o dono da casa desapropriada, pois não tem a escritura do imóvel.
"Eu trabalhei como operário na construção da linha 1-Azul, nos anos de 1970. Hoje convivo com esses lixões e brigo para ter o dinheiro da casa onde morei minha vida inteira", desabafa o aposentado.
Outro lado
A Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que os contratos de obras da expansão da linha 2-Verde foram suspensos antes do início da execução em razão da crise.
A pasta disse que não há previsão de retomada do projeto e que as desapropriações e indenizações dos imóveis dependem de trâmites judiciais. Afirmou que mantém trabalhos de limpeza e conservação dessas áreas.
Sobre a linha 6-Laranja, a secretaria estadual afirmou que espera na Justiça o trâmite para encerrar o contrato com a concessionária responsável. Depois disso, disse o governo, será feita nova licitação das obras, com previsão de recomeço em 2019. Afirmou ainda que faz a limpeza periódica nos terrenos e que aciona a prefeitura para tomar providências nas áreas externas.
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