Pela primeira vez na América do Sul, a Conferência Walk21 deste ano está sediada em Bogotá. Os trabalhos tiveram início neste domingo (15), e vão até a próxima sexta-feira (19).
O evento na capital colombiana aborda quatro grandes temas: caminhabilidade - cidades e espaços públicos sustentáveis, habitáveis, saudáveis e resilientes; equidade, com questões de acessibilidade, mobilidade, segurança e inclusão nos espaços públicos; competitividade - incentivo a economias locais por meio de melhorias no espaço urbano; e participação social, por meio de políticas participativas e engajamento comunitário.
De acordo com a programação, pelo menos 11 organizações brasileiras se deslocaram à cidade para compartilhar suas experiências com outros países. São elas: Caminha Rio (RJ); Cidade Ativa (SP); Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP (SP); Corrida Amiga?(SP); ITDP Brasil; Labmob (RJ); EPTC (Prefeitura de Porto Alegre); Paranacidade - Serviço Social Autônomo (Curitiba); SubSecretaria de Urbanismo (RJ); SampaPé! (SP); WRI (POA).
Brasil
Nos últimos anos, a capital Bogotá se consolidou como exemplo de cidade caminhável, graças a diversas estratégias que priorizam a mobilidade a pé, por bicicleta e o transporte público. Entre outros países, o Brasil participa deste evento, e com bom peso, o que reflete os diversos avanços alcançados por aqui nessa área.
Um deles é o projeto Como Anda, representado por Cidade Ativa e Corrida Amiga, com apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade). Seus representantes farão uma apresentação no painel de discussão "engajamento na mobilidade a pé", ao lado de America Walks e Georgetown University McDonough School of Business, para compartilhar o aprendizado dos últimos três anos do grupo.
Também em parceria com a America Walks, IFP (International Federation of Pedestrians) e UN Environment, as equipes da Cidade Ativa e Corrida Amiga realizarão uma oficina para troca de experiências entre grupos e discussão de oportunidades com vistas à articulação de uma rede internacional de organizações que atuam pelo movimento dos pedestres.
Leia também:
Caminhadas curtas são benéficas para a memória, aponta estudo
Crianças ganham cartilha sobre mobilidade a pé
Fotografe as 'mensagens' que a cidade manda aos caminhantes
Qual o impacto da primeira Rua Completa em São Paulo?
Festival Jane´s Walk: dias 4 a 6 de maio. Inclusive no Brasil