"O tráfego rodoviário é a fonte mais importante de emissões de ruído em ambientes urbanos", afirma Dick Botteldoren, professor da Ghent University, renomada instituição pública de ensino na Bélgica.
Auxiliado por redes de sensores, o pesquisador e seu grupo acadêmico têm medido e modelado nos últimos anos as emissões de ruído pelo tráfego rodoviário em diferentes lugares no mundo, com o objetivo de avaliar e reduzir o impacto ambiental dessa fonte poluidora nas cidades.
Na última terça-feira (9), parte dos resultados desses estudos foram apresentados em palestra na Fapesp Week Belgium, encontro que reuniu pesquisadores brasileiros e belgas com o objetivo de estreitar parcerias em pesquisa.
Redução do ruído
“Desenvolvemos nos últimos anos modelos dinâmicos de previsão de ruído, que combinam simulação de tráfego com níveis de ruído e modelos de propagação e difusão”, disse Botteldoren.
Apoiados nos modelos matemáticos, os pesquisadores pretendem fornecer subsídios para que as cidades possam projetar ruas com níveis mais reduzidos de ruídos para os pedestres, por exemplo incrementando o plantio de árvores, para, assim, melhorar a qualidade de vida da população.
“As árvores são um meio natural para o controle de ruído nas cidades, uma vez que contribuem para a diminuição da propagação do som”, explicou o pesquisador.
Os pesquisadores já implantaram estações de monitoramento de som na Bélgica nas cidades de Ghent, Antuérpia e Bruxelas, além de Roterdã, na Holanda, e Paris, na França.
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