A cidade de Zwolle, na Holanda, acaba de inaugurar uma ciclovia inovadora, inteiramente feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Solução para o problema da destinação do lixo plástico, a PlasticRoad, como é chamada, apresenta sistemas de drenagem da água de chuva e tem o piso perfeitamente liso e regular, o que agradou em cheio os ciclistas.
Nascida da colaboração entre três empresas, KWS, Wavin e Total, a nova pista para bicicletas tem 30 metros de extensão e utiliza uma quantidade de plástico reciclado equivalente a 218 mil copos descartáveis, ou 500 mil tampas de plástico.
A ciclovia foi inaugurada no último dia 11 de setembro e construída em poucos dias. Seus inventores, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, explicam: "Este primeiro piloto é um grande passo rumo ao futuro, e aponta para um caminho sustentável já que se utiliza das sobras de plástico reciclado."
Desenho de projeto mostra a ciclovia com infraestrutura embutida. Plastic Road/Projeção artística
Vantagens
Além de reutilizar um material que, se descartado na natureza, é prejudicial ao meio ambiente, o projeto elimina problemas na pista, como buracos e desníveis que podem tirar a segurança de quem pedala. Projetada para durar três vezes mais do que uma ciclovia tradicional, a PlasticRoad é equipada com diversos sensores que monitoram o desempenho da pista - temperatura ambiente, número de bicicletas em circulação e qualidade do piso. Graças à sua estrutura permeável, a água da chuva pode ser drenada rapidamente pela pista, sem formar poças perigosas.
Outras aplicações
A partir da experiência desta ciclovia em Zwolle, a expectativa é que em novembro uma segunda ciclovia de plástico seja implantada na cidade holandesa de Overijssel. Além dos planos de outras novas ciclovias como esta, os holandeses planejam aplicar o mesmo modelo para estacionamentos, plataformas ferroviárias e calçadas.
Leia também:
Roterdã planeja pavimentar suas ruas com plástico recolhido dos oceanos
Na Holanda, uma passarela que se move conforme a maré
Maastricht, na Holanda, ganha novo bicicletário subterrâneo
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht
Semáforos inteligentes para ciclistas fazem sucesso em Roterdã