Olá. Uma pesquisa anual realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope mostra que os paulistanos continuam a perder 2 horas por dia em seus deslocamentos pela cidade, seja de carro, ou de transporte público. A situação é pior para quem usa os ônibus da cidade, que continuam mal avaliados pela população.
Segundo a pesquisa, as pessoas reclamam da lotação, da demora em passar pelos pontos e também da conservação e limpeza desses veículos, além do preço das passagens. Paga-se muito por um serviço de má qualidade. Com tantos problemas, o transporte coletivo - metrô e trens aí incluídos - está perdendo usuários. O uso de ônibus caiu de 47% para 43% das viagens entre 2017 e 2018.
O outro lado da moeda é o sensível aumento de quem passou a usar a bicicleta, os carros de aplicativos, e também o carro particular, o que pode piorar a situação do trânsito na cidade. Ônibus mais confortáveis, circulando em faixas exclusivas, podem ser uma solução de curto prazo, mas São Paulo também precisa de mais trilhos urbanos, ciclovias e calçadas de boa qualidade.
Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.
Leia também:
O espaço público como objeto de transformação social
Movimento cobra retorno de obras do metrô na Brasilândia, em SP
Tarifa zero avança na Europa. E o Brasil?