O Guia Global de Desenho de Ruas, lançamento da Editora Senac São Paulo em parceria com Bloomberg Philanthropies e Itaú Unibanco, apresenta uma nova maneira de olhar o design das ruas, mais sintonizada com as atuais demandas de mobilidade e transporte, planejamento e desenho urbano. O livro foi escrito em 2016 pela associação norte-americana Nacto-GDCI (National Association of City Transportation Officials) e publicado originalmente com o título Global Street Design Guide.
Referência internacional para planejadores, arquitetos e demais profissionais ligados ao tema urbanismo, esta publicação vem atualizar a bibliografia brasileira com informações técnicas sobre as novas tendências de sustentabilidade que estão sendo adotadas em várias partes do mundo. “A percepção das pessoas sobre as ruas está mudando e esta obra oferece um olhar prático para aumentar a segurança e a acessibilidade no espaço público a pedestres, ciclistas, usuários de transporte público e motoristas”, afirma a urbanista Skye Duncan, diretora da Nacto.
"A versão em português do Guia Global de Desenho de Ruas, patrocinado pela Bloomberg Philanthropies, contribuirá não apenas para uma melhor compreensão e implementação do projeto de ruas seguras nas cidades participantes da Iniciativa Bloomberg, mas será um recurso útil para todas as cidades brasileiras e outros países que falam a língua portuguesa ao redor do mundo", diz Kelly Larson, diretora da Iniciativa Bloomberg.
Ficha técnica
Guia Global de Desenho de Ruas
Autoria: Nacto - National Association of City Transportation Officials
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 398
Preço: R$ 65
Leia também:
Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana
Um novo Decreto de Calçadas poderá nos salvar?
Mapa demonstra que centro tem distritos mais acessíveis de SP
Circular pela cidade, um desafio extra para a mulher
Se pudessem escolher, as crianças iriam a pé para a escola