Foi divulgada na manhã de hoje (18) a pesquisa 'Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade', realizada anualmente pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência.
Trata-se de um amplo levantamento sobre a percepção dos paulistanos em relação a diversos itens ligados ao tema, entre os quais: tempo gasto para se deslocar na capital paulista, qualidade do ar e do transporte público, calçadas, utilização de carros, ciclovias e ciclofaixas.
O levantamento costuma ser divulgado no mês de setembro, para coincidir com a Semana da Mobilidade e o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre no dia 22, sábado.
Ônibus, o mais usado
Entre os dados desta pesquisa, destaque para o ônibus, que continua à frente como o meio de transporte mais utilizado pelos paulistanos, sendo mencionado este ano por 43% das pessoas. Destes, 49% utilizam ônibus municipais até cinco vezes por semana, com destaque para os moradores da região Norte da cidade, que vão além: 57% das pessoas ali fazem uso do transporte durante a semana.
Também houve pequena mudança no tempo médio diário de deslocamento do paulistano para realizar sua atividade principal: o tempo é de 1h57m, o que traz uma diminuição de apenas três minutos em relação ao ano passado. Detalhe: os moradores das zonas Norte e Sul são os que levam o maior tempo, 2h05m, para se deslocar pela cidade.
Mais carros e bicicleta
Quanto ao número de pessoas que usam o transporte público, se comparado com 2017 este índice caiu de 84% para 80%. Em compensação, aumentou o uso do carro (de 22% para 24%), como também o daqueles que adotam bicicleta com grande frequência na cidade (foi de 1% para 2%).
Clique aqui para ver a apresentação da pesquisa na íntegra.
Leia também:
Piora o transporte público na cidade de São Paulo, aponta pesquisa
Pesquisa do Ibope sobre mobilidade urbana em SP será lançada dia 19
Pesquisa mostra queda de 11% entre paulistanos que usam carro todo dia
Paulistano passa, em média, 1 mês e meio por ano preso no trânsito
Moradores de São Paulo dão nota 3,3 para o transporte