Foi divulgado ontem (4) pela Connected Smart Cities 2018 os resultados do ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Curitiba ficou em primeiro lugar, se destacando como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil e ultrapassando São Paulo, que liderava o ranking anteriormente. O estudo avaliou em torno de 700 municípios para mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento tecnológico do país.
Embora descendo uma posição no ranking geral, a cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar no eixo temático 'mobilidade e acessibilidade', mantendo-se pela quarta vez consecutiva nessa posição desde que o ranking foi criado há quatro anos.
O resultado surpreende? Quem vive os problemas diários no trânsito e transporte na capital paulista, diria que sim. Mas há que considerar que o ranking faz comparações em um universo dado de cidades com pouco ou às vezes nenhum avanço tecnológico e de infraestrutura nas áreas avaliadas.
Ranking
Para elaborar o ranking, a empresa de consultoria Urban Systems leva em conta 70 indicadores que são divididos em 11 categorias: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
O Ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados 70 indicadores possíveis de se mensurar dentro da realidade brasileira. A coleta de dados se deu em organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.
Confira a lista do Connected Smart Cities 2018:
Veja o ranking 2018 completo...
Leia também:
Mapa demonstra que centro tem distritos mais acessíveis de SP
Connected Smart Cities
Curitiba tem mais novos ciclistas que a média nacional, aponta pesquisa
Pesquisa traz a percepção do paulistano sobre mobilidade na cidade