Para reforçar a segurança de quem pedala, e evitar atropelamentos e colisões, um novo modelo de ciclofaixa foi instalada pelo bairro Mondubim, em Fortaleza. Trata-se da primeira ciclofaixa zebrada da capital. À esquerda do sentido da via para bicicletas, ao lado do traçado, uma outra pintura foi colocada, em listas (por isso a referência à zebra) e com tachões refletivos.
Ali, foram implementadas duas áreas de uso exclusivo da bicicleta com o formato zebrado: uma de 3,3 km, no sentido do Mondubim/ Bonsucesso, e a outra, no sentido inverso, de 3,7 km. O trecho funciona em binário: tem, portanto, único sentido, com a instalação feita pelo lado esquerdo da pista.
A Prefeitura de Fortaleza estuda expandir esse tipo de ciclofaixa para toda a cidade.
De acordo com o engenheiro da Prefeitura, Gustavo Pinheiro, um estudo foi realizado pelo município, em 2014, para a escolha dos locais onde novas faixas seriam implantadas. O Mondubim foi indicado como uma área muito necessitada de espaços para ciclistas. "Com base no planejamento, as próximas implantações da malha cicloviária serão feitas a partir dos resultados dessa nova estrutura", afirmou.
Leia também:
Mais bicicletas "dockless" no Brasil, agora da Serttel
Como viabilizar o uso de bicicletas nas cidades brasileiras?
Prefeitura de Fortaleza lança o Bicicletar Corporativo
Fortaleza terá ciclovia de referência no país