O Instituto Aromeiazero recebe até 31 de agosto novas inscrições para a oitava turma do Curso Viver de Bike, formatado para capacitar pessoas a partir dos 15 anos com conhecimentos teóricos e práticos sobre mecânica e negócios no mercado de bicicletas. As aulas acontecem a partir de 11 de setembro, de terça a quinta-feira, das 19 às 22 horas, nas dependências do Clube da Comunidade Arena Radical, no bairro da Vila Olímpia.
Para acessar o formulário de inscrição clique aqui.
O projeto Viver de Bike foi criado para viabilizar a inserção no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda ou moradores da periferia de São Paulo. Metade das vagas são destinadas às mulheres. Espera-se que ao final do curso todos possam aplicar os conhecimentos em uma nova atividade ou na geração de renda.
Durante o curso de 60 horas, serão apresentados os conceitos de autogestão, responsabilidade social e financeira, planejamento de negócios, empreendedorismo, além de vivências de BMX, cicloturismo e formação em mecânica de bicicleta.
Seleção
Devido à grande procura, dizem os organizadores do curso, a seleção é realizada a partir da análise econômica e social do pretendente à vaga. A preferência tem sido por jovens de baixa renda, pessoas desempregadas e mulheres com afinidade ao mundo das bicicletas e interesse em aplicar na vida profissional o conhecimento adquirido. Segundo Murilo Casagrande, diretor do Instituto Aromeiazero, “metade das nossas turmas é formada por mulheres, contrariando o senso comum de que esse tipo de atividade profissional é restrita ao universo masculino”, afirma.
O diploma é uma bicicleta
Quem concluir o curso recebe como diploma a mesma bicicleta utilizada durante as aulas de mecânica. "O desafio é o de restaurar uma das bikes que o Aromeiazero recebe com a campanha de doação 'Bike Parada Não Rola' e geralmente elas estão abandonadas há muito tempo", diz Casagrande. Ao longo das 30 horas, os instrutores do curso orientam todas as etapas de uma manutenção básica em magrelas e o aluno poderá trocar cabos e pastilhas de freio, consertar pneu furado, ajustar altura de banco e regular a troca de marchas.
Recentemente, o Aromeiazero apresentou o projeto Viver de Bike para mais de mil especialistas e pensadores do mundo da bicicleta reunidos durante os quatro dias na Velo-city Rio 2018, superconferência promovida pela Federação Europeia de Ciclistas desde 1980. "Ter sido convidado para mostrar os resultados do Viver de Bike num evento importante mostra que o projeto é viável, mas para chegar a mais pessoas precisa de apoio do mercado".
Serviço
Curso Viver de Bike
Inscrições até 31 de agosto pelo link do curso
Duração: 11/9 a 8/11, de 3ª a 5ª feiras, das 19 às 22 horas
Valor: Gratuito
Idade mínima: 15 anos completados até 31/12/2017
Local: Arena Radical - Praça Augusto Rademarker Grunewald, 37, Vila Olímpia, São Paulo. Próximo à estação Vila Olímpia da CPTM.
Leia também:
Projetos que promovam a bicicleta na periferia de SP terão R$15 mil
Domingo (27) é dia do Festival Viver de Bike
Festival Viver de Bike, em SP