Mais e mais empresas rodoviárias vêm aceitando levar bicicletas - o que é muito bom -, mas esse tipo de transporte em geral é feito de modo improvisado, com as magrelas empilhadas num canto do guarda-volumes. Pensando em como melhorar esse serviço, as viações Cometa, 1001 e Catarinense (Grupo JCA) procuraram a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e lançaram o seguinte desafio aos estudantes: elaborar um projeto inovador e criativo para o transporte de bikes nos ônibus da empresa.
Agora, os melhores projetos serão executados e avaliados durante a Bike Brasil Expo; e o projeto vencedor será utilizado nos veículos do Grupo, garantem os empresários. Quem quiser conhecer essas ideias, pode vê-las expostas na feira que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto no São Paulo Expo (km 1,5 da Imigrantes).
De acordo com Rodrigo Trevizan, diretor de marketing da JCA, “O Grupo quer se aproximar mais dessa linha sustentável, e nada melhor do que proporcionar aos usuários de bike uma solução adequada para o transporte de seus equipamentos”.
Segundo Trevizan, a integração entre os diferentes meios de locomoção é uma tendência mundial, mas para essa integração funcionar bem, deve haver preocupação com aspectos de segurança no trânsito: “É preciso batalhar por uma convivência respeitosa e segura entre os meios de transporte”, afirmou.
Durante o evento, os projetos selecionados serão executados pelos alunos da UFSCar no estande da Viação Cometa, e o vencedor será conhecido no último dia da feira, após a avaliação de um júri formado pela equipe de manutenção da empresa e usuários de bicicleta. “Criatividade, qualidade técnica e excelência operacional são requisitos esperados nos projetos propostos”, comenta o representante da JCA.
Leia também:
Programa Bicicleta Brasil é aprovado em comissão do Senado
Bicicleta na mobilidade urbana, tema de livro em versão eBook
"Cometas" respeitam pedestres e ciclistas
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde, diz estudo