Com cinco meses de atraso e promessa de entrega da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em agosto de 2020, a Prefeitura de Sorocaba lançou lançou o edital para o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade. O prazo para participação das empresas interessadas é até 10 de setembro.
A abertura da seleção ocorreu em 7 de agosto, com o objetivo de atrair empresas interessadas em elaborar um estudo de modelo para implantar, operar e fazer a manutenção do VLT no município. Além de estruturar os projetos, os estudos também têm como objetivo contribuir para a avaliação do tipo de contrato de concessão, seja na modalidade comum ou PPP (Parceria Público-Privada).
Sem divulgar valores, o Executivo informa que “somente após a realização do estudo de viabilidade operacional e financeiro do VLT que se poderá ter dados sobre os investimentos necessários para sua implantação”.
A estimativa da atual gestão é que o metrô de superfície transporte de 150 mil a 200 mil passageiros por dia, aproveitando malha ferroviária já existente na cidade, tradicional berço ferroviário.
O VLT é uma das principais propostas da campanha eleitoral do prefeito José Crespo (DEM), mas após um ano e sete meses de governo, o projeto ainda não saiu do papel. De acordo com a Prefeitura, a primeira etapa do VLT, prevista para agosto de 2020, irá operar no trecho entre George Oeterer e o centro de Sorocaba, num total de cerca de 13 km de extensão.
VLT e BRT
Além do VLT, há previsão de construção do sistema de BRT (Bus Rapid Transit), mas também este não avançou. A última estimativa divulgada pela própria Prefeitura é de que as obras do BRT devam ser iniciadas em setembro. A administração municipal ressalta que o BRT e o VLT não concorrem, pois são corredores complementares do Sistema de Transporte de Sorocaba, e que o BRT ligará as regiões norte e sul e o VLT ligará basicamente a região leste à noroeste. Ambos terão conexão na área central da cidade.
Leia também:
Prefeitura de Sorocaba (SP) volta a discutir o VLT em evento no dia 15
Trem de passageiros entre capital e interior volta aos planos do governo de SP
Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT
Governo paulista promete retomar projeto do trem entre cidades