Há vários pontos de Palmas onde os pedestres estão tendo de se arriscar para atravessar a rua. Existem locais onde simplesmente não há faixas de pedestres e em outros, elas estão apagadas. Há ainda o problema dos carros que param sobre as faixas e impedem a passagem das pessoas. É o que mostra esta reportagem da TV Anhanguera.
Desde que a avenida Tocantins, na zona sul, foi recapeada, a faixa de pedestre sumiu, mostrou a reportagem. Só ficou a placa e ao longo da parte mais movimentada da avenida os pedestres só podem contar com as duas faixas elevadas.
"Tem que passar correndo, se não o carro pega. Às vezes alguns param porque lembram que antigamente tinha faixa, mas outros não se importam", diz a moradora Moniele Rodrigues.
"Presto bastante atenção e quando vejo que não está vindo [carro], atravesso", diz outra cidadã, Ivania Fagundes.
A dona de casa Lídia Galvão mora em Tocantinópolis. Em visita à Palmas, estranhou. "Eu sou de idade, tenho dificuldade de andar ligeiro, de atravessar as avenidas. Estou achando muito ruim", reclama.
Placas de sinalização vandalizada em Palmas: descaso da administração e desrespeito ao pedestre. Reprodução TV Anhanguera
Na região central de Palmas as faixas até existem, mas estão apagadas e quase invisíveis. Por muitas vezes o motorista acaba passando despercebido.
No local pedestre atravessando na faixa é difícil de ver. O que não é incomum é carro parado em cima delas. O vendedor José Viano trabalha bem em frente a uma faixa apagada. Vê esse tipo de situação constantemente. "Muitas vezes o pessoal quer atravessar na faixa, mas não consegue porque tem um carro parado em cima". Segundo ele, as pessoas até pedem ao carro para parar e dar preferência ao pedestre, mas isso não tem dado resultado, conta.
Carro estacionado na faixa, irregularidade facilitada pela sinalização deficiente. Reprodução TV Anhanguera
Em nota, a prefeitura de Palmas disse que a pintura de faixas de pedestre começou a ser feita priorizando as escolas. A equipe técnica está planejando a revitalização em outras áreas da cidade conforme projetos para dar ordem de serviços para empresa responsável.
Leia também:
Calçada reformada em Palmas (TO) tem postes sobre o piso tátil
Em Palmas (TO), ciclistas precisam pedalar por locais arriscados
Calçadas não se resolvem só por decreto
Avanços e tropeços na proposta de calçadas para SP